IV Olimpíada Ambiental de Sergipe será lançada em março
Cotidiano 29/02/2012 09h29
Este ano a VI Olimpíada Ambiental de Sergipe estará focada na Rio+20, que é a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que ocorrerá em Junho deste ano, no Rio de Janeiro. Com a temática, “Sergipe na Rio+20: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, a olimpíada, maior evento ambiental do Estado, será aberta no dia 27 de março deste ano, às 8h, no Teatro Tobias Barreto.
A Olimpíada Ambiental de Sergipe é um projeto ambiental de cunho socioeducativo, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Genival Nunes, a realização das olimpíadas representa uma ação de caráter educativo e ambiental. “Ela estimula os atores envolvidos, alunos e professores das redes públicas de ensino e de escolas particulares, a refletirem de forma crítica e analítica as questões relacionadas a o meio ambiente sergipano”, citou.
“O objetivo específico desse projeto que vem modificando mentes e corações de alunos é tornar cada vez mais ascendente o desejo dos envolvidos na grande maratona a aprender, conhecer, pesquisar, investigar e discutir as ações humanas de forma a contribuir com o processo da preservação e proteção ambiental a partir de uma nova concepção de atitudes”, complementou Genival Nunes.
Modalidades & Categorias
Pelo Regulamento da Olimpíada, com estabelecimento de regras e oportunidades de participação, alunos e professores interagem com o desenvolvimento de trabalhos. Suprida a modalidade de Ciências para este ano, o regulamento continuará a ofertar as modalidades de Arte, Produção de Textos e Projeto, sendo a última modalidade destinada para professores. Este ano também foi suprido do regulamento, além da modalidade Ciência, a categoria do Ensino Infantil, permanecendo então as demais.
No ano de 2011, a olimpíada bateu o record de inscritos. O site da Olimpíada é www.olimpiadaambiental.se.gov.br registrou exatos 4.231 estudantes inscritos, um acréscimo de 42% com relação ao ano anterior, que obteve a inscrição de 2.977 alunos. O número de instituições de ensino também foi superior aos dos últimos quatro anos, com 285 escolas inscritas entre a capital e o interior do Estado.
Premiação
Além de troféus e medalhas, a olimpíada, como forma de incentivo às artes produzidas e a conscientização ambiental, a Semarh oferece a cada ano o prêmio de R$ 500,00 para os classificados em 1º lugar de cada modalidade e de cada categoria, e ainda o prêmio de R$ 1.000,00 para a categoria professor.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos