Juiz fecha usina da Emurb
Cotidiano 06/09/2011 12h11Por Fernanda Araujo
Localizada no município de São Cristóvão, uma usina de asfalto da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que funcionava a cerca de 20 anos, teve suas atividades interditadas por determinação do juiz de Direito da Vara Cível de São Cristóvão, Manoel Costa Neto.
A ação foi movida pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), depois que constatou a emissão de poluentes da usina e o descumprimento da licença de operação.
De acordo com o assessor da Emurb, Ademar Queiroz, a usina possibilitava benefícios à região, como a facilidade de encontrar a matéria-prima e contribuir com um custo menor na fabricação à Prefeitura de São Cristóvão.
Segundo Ademar Queiroz, há duas usinas de asfalto no local, a que foi interditada e a mais recente. Tem apenas um ano de existência e está em pleno funcionamento licenciado pela Adema. O assessor informa que a Prefeitura de São Cristóvão não terá prejuízos com o fechamento da usina.
“O fechamento não compromete os trabalhos da prefeitura, porque a mais nova atende todas as necessidades e a demanda da prefeitura, além de ser moderna”, conta.
O assessor esclarece também que nenhum funcionário da antiga usina ficará desempregado, por eles serem empregados da empresa.
O juiz determina que a Emurb adote medidas de correção, tratamento e controle para que impeça a emissão dos poluentes fixando uma multa diária de R$ 15.000,00.
Ademar afirma que a Emurb tomará as decisões cabíveis para regularizar a situação da usina junto à Adema e fará as correções necessárias para que a indústria volte à ativa.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos