Direitos Humanos
Juíza determina interdição da USIP e indenização por danos morais
Magistrada critica condições insalubres da unidade socioeducativa em Aracaju
Cotidiano | Por Will Rodriguez 02/10/2018 10h35 - Atualizado em 02/10/2018 11h05

A Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) de Sergipe deve ser interditada por determinação da juíza  Aline Costa, da 17ª Vara Cível de Aracaju. A Fundação Renascer, gestora da Usip, reconhece os problemas, mas aponta dificuldades para adotar “soluções imediatas”.

Na decisão, a magistrada argumenta que a ordem de interdição por 60 dias foi motivada por irregularidades, superlotação e condições insalubres do prédio onde funciona a USIP. A Renascer também deve pagar R$ 700 mil como indenização por danos morais causados aos adolescentes em conflito com a Lei, valor que deve ser depositado no Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A juíza Aline Costa também determina a transferência dos adolescentes custodiados na USIP e impede o ingresso de novos internos. Ela ainda critica a falta de projetos, políticas públicas e assistenciais para prevenir atos inflacionais praticados por menores de idade no estado. Atualmente, 62 adolescentes estão na Unidade, cuja capacidade é para 45 internos.

Na manhã desta terça-feira (2), a decisão judicial pautou uma reunião com a direção da USIP e a coordenadoria jurídica da Fundação Renascer. Após o encontro, o presidente da Fundação, Wellington Mangueira, reconheceu os problemas apontados pela juiza, mas disse que pretende dialogar com o Ministério Público para buscar alternativas, uma vez que não é possível adotar soluções imediatas por questões financeiras.

“Estamos diante de um problema real e estamos tentando encontrar soluções que decorrerão dos estudos que estamos fazendo, como um ambiente para onde possamos transferir momentaneamente os adolescentes, caso tenhamos recursos para proceder dessa forma”, disse Mangueira.

A Fundação Renascer também quer agilizar a inauguração da nova unidade de internação de adolescentes em conflito com a Lei, que esta sendo construída em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju. Segundo a entidade, mais de 90% das obras estão prontas e a intenção é transferir 80 menores que estão no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) para a nova unidade, colocar os 62 custodiados na USIP no bloco A do Cenam e, assim, fazer a reforma da Unidade Socioeducativa.

A Fundação não informou, no entanto, em quanto tempo essas medidas serão concretizadas.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos