Junco será reconhecida como Posto Avançado do Refúgio de Vida Silvestre
Proposta de reconhecimento será analisada em dezembro, em São Paulo
Cotidiano 23/11/2012 16h30

Por Silvio Oliveira (*) 

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica aprovou, nesta quinta-feira (22), a proposta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para reconhecimento de Posto Avançado do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco (RVS Mata do Junco), no município de Capela (SE). A próxima etapa é o reconhecimento do Conselho Nacional, que deverá acontecer em São Paulo (SP), no mês de dezembro.

Conforme Valdineide Barbosa, superintendente de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Florestas da Semarh, é necessário que a RVS Mata do Junco, desenvolva pelo menos duas das três funções básicas exigidas para ser reconhecida, como a atuação na proteção da biodiversidade, conhecimento científico e desenvolvimento sustentável.

“O funcionamento do Posto Avançado reforçará o desenvolvimento de estratégias para a implantação da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica de Sergipe, potencializando as ações em andamento, envolvendo por sua vez o poder público, a sociedade civil, bem como os moradores locais”, afirmou Valdineide.

Relevante valor ambiental

O Posto Avançado é uma estrutura vinculada ao Comitê Estadual da Biosfera da Mata Atlântica e integrante do Sistema de Gestão da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. “Vale destacar que os Postos Avançados são considerados como centros de divulgação e informação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na Reserva da Biosfera”, explica Valdineide Barbosa.

Por sua vez, a Reserva da Biosfera é uma figura instituída pela Unesco para abrigar uma rede de áreas de relevante valor ambiental para a humanidade. É um modelo adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, com os objetivos básicos de preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações (Lei Federal 9.885/2000).

As três funções básicas das Reservas da Biosfera são a conservação da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento sustentável em suas áreas de abrangência e a pesquisa científica, educação e monitoramento permanente.

Foto: Silvio Oliveira

* Com informações da Semarh

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos