Justiça dá permissão para Lula ir ao velório e sepultamento do neto
Arthur Lula da Silva, de 7 anos, morreu vítima de meningite meningocócica
Cotidiano | Por F5 News 01/03/2019 17h54 - Atualizado em 01/03/2019 18h35

A Justiça Federal autorizou a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ir ao funeral do neto Arthur Lula da Silva, de 7 anos, que morreu nesta sexta-feira (1º) vítima de meningite meningocócica, em São Paulo. A Polícia Federal já recebeu um comunicado informal, com orientação para se preparar para o eventual transporte do ex-presidente até o local do velório e enterro.

O menino foi levado ao Hospital Bartira, em Santo André, no ABC Paulista, às 7h20 de hoje com "quadro instável" e faleceu às 12h11 "devido ao agravamento do quadro infeccioso de meningite meningocócica, segundo a assessoria da Rede D'Or São Luiz, da qual o hospital faz parte.

O Governo do Paraná informou que colocou o avião do estado à disposição da polícia para Lula se deslocar até o enterro. De acordo com o governo, "a aeronave foi liberada a pedido da superintendência da Polícia Federal no Paraná".

Lula está preso em uma sala especial na Polícia Federal (PF) desde 7 de abril de 2018. Neste período, o ex-presidente recebeu a visita do neto em duas oportunidades.

Em 29 de janeiro, o ex-presidente também pediu para ser liberado, para ir ao funeral do irmão Vavá. O pedido foi negado pela Justiça Federal, mas aceito pelo STF, porém a decisão saiu pouco antes de o corpo de Vavá ser sepultado e, por isso, Lula não conseguiu ir ao enterro.

O Partido dos Trabalhadores divulgou uma nota em solidariedade ao ex-presidente e aos familiares.

Confira nota a nota na íntegra.

“O Partido dos Trabalhadores está solidário com o presidente Lula e sua família, neste momento de dor em que ele perdeu, de forma dramática, o querido neto Arthur, de apenas 7 anos. É mais uma tragédia pessoal que o atinge, em meio à perseguição política e à farsa judicial de que ele é vítima.

A dor de Lula é compartilhada por cada militante do PT e pelos milhões de brasileiros que o reconhecem como o presidente que mais combateu a fome e a mortalidade infantil, com programas sociais, de saúde e geração de renda. O presidente que defendeu a vida e um futuro melhor para nossas crianças.

Lula não merece estar preso, porque provou sua inocência diante de todas as acusações falsas que lhe fizeram. Lula tem o direito de compartilhar com seus familiares, o filho Sandro e a nora Marlene, o luto pela morte do pequeno Arthur.

Muita força, companheiro Lula. Que Deus o abençoe”.

A nota é assinada pela presidente do partido Gleisi Hoffmann.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos