Justiça determina desocupação imediata da antiga clínica Santa Maria
Estrutura em ruínas havia sido condenada pela Defesa Civil no início do mês Cotidiano | Por F5 News 27/02/2019 15h50 - Atualizado em 27/02/2019 18h14As famílias que moram no imóvel onde funcionava a Casa de Saúde Santa Maria, no bairro Siqueira Campos, zona Oeste de Aracaju, foram surpreendidas na manhã desta quarta-feira (27) com um mandado de intimação expedido pelo juiz da 6ª Vara Cível de Aracaju, Aldo de Albuquerque Mello, para imediata desocupação do local.
Na ação judicial pela reintegração de posse movida pelos donos da antiga Clínica, o magistrado considera o grau de risco do imóvel apontado pelo município, e por isso, determina o uso da força policial para a desocupação do imóvel imediatamente. De acordo com a assessoria de comunicação, a Polícia Militar ainda não foi notificada.
Segundo o coordenador da ocupação, integrante do Movimento dos Sem Teto de Sergipe (MSTS), Antônio Miguel dos Santos, no local vivem 125 famílias. São mais de 300 pessoas, entre elas cerca de 100 crianças que, segundo ele, não têm para onde ir.
“Todas essas famílias já foram cadastradas pela prefeitura e esperam por uma moradia digna. Ainda estamos avaliando a situação, mas não pretendemos deixar o imóvel e ir pra dentro de um galpão, como quis a prefeitura, se não tem casa pra todo mundo, que nos conceda ao menos o auxilio moradia”, diz.
No início do mês, depois de vistoria realizada pela Defesa Civil Municipal, a Prefeitura de Aracaju alertou às famílias sobre os riscos oferecidos pela estrutura e recomendou a saída voluntária do local. A gestão também disponibilizou um galpão para abrigá-las e caminhões para transportar os móveis e pertences, mas a maioria não aceitou as condições e decidiu permanecer no prédio.
Na semana passada, a Prefeitura de Aracaju voltou a oferecer o galpão localizado na rua Acre, no bairro Siqueira Campos. Por nota, a gestão se diz aberta ao diálogo com a comunidade.
Enquanto isso, os sem teto vivem a angústia e a dúvida sobre quando ocorrerá a reintegração de posse.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos