Justiça determina suspensão de taxa de recarga cobrada pelo AracajuCard
Liminar atende ao pleito do MPE que questionou aplicação de 2,5% sobre a recarga Cotidiano | Por Will Rodriguez 23/10/2019 11h01 - Atualizado em 23/10/2019 18h39A juíza Fabiana Oliveira Castro, da 18ª Vara Cível de Aracaju, determinou a suspensão da taxa de serviço cobrada pela AracajuCard na compra da bilhetagem eletrônica através do autosserviço para os clientes do sistema de transporte coletivo da Grande Aracaju. A liminar atende ao pleito do Ministério Público Estadual (MPE).
Na Ação Civil, proposta pela promotoria dos Direitos do Consumidor, a promotora Euza Missano aponta que, desde setembro de 2017, o Setransp passou a disponibilizar a compra de passagens através de terminais de autoatendimento e online, aplicando uma taxa de conveniência de 2,5% sobre o valor da compra. Ela cita ainda que, atualmente, existem apenas terminais de autoatendimento disponíveis, ficando o usuário obrigado a pagar a taxa.
No entanto, conforme destaca a promotora, a cobrança não recebeu autorização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), responsável pelo serviço que é gerido pelo Setransp por meio de uma concessão. A magistrada acatou a argumentação e acrescentou que a SMTT de Aracaju também não poderia autorizar unilateralmente a aplicação dessa taxa, uma vez que o sistema é integrado com os municípios da Região Metropolitana - Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro.
Além da suspensão da taxa em um prazo de cinco dias, contados a partir da notificação, a juíza determinou que a empresa AracajuCard apresente as planilhas com os cálculos que embasaram a definição do percentual de 2,5% para a taxa de conveniência, como também os dados sobre o montante já arrecadado através dessa cobrança desde a sua implantação.
Procurada, a SMTT disse não ter sido notificada da decisão. Já o Setransp afirmou que "está avaliando a decisão para se posicionar ainda essa semana a respeito".


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos