Justiça proíbe circulação de veículos na Praia do Saco
Prefeitura de Estância e Adema são responsáveis pela fiscalização
Cotidiano | Por F5 News 22/05/2018 16h45 - Atualizado em 22/05/2018 17h18

Veículos automotores estão proibidos de circular na faixa de areia da Praia do Saco, em Estância, Sul de Sergipe. A decisão, divulgada nesta terça-feira (22), é da 7ª Vara da Justiça Federal em Sergipe e atende ao pleito do Ministério Público Federal (MPF/SE), através de uma Ação Civil Pública. A liminar também restringe o uso de equipamentos de som com alta potência (paredões) na areia da praia.

A decisão define ainda a responsabilidade de fiscalização e sinalização da região, a fim de evitar o descumprimento da ordem judicial.

São réus no processo a Prefeitura do Município de Estância e o Governo do Estado de Sergipe, através da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), que devem atuar em conjunto para fiscalizar a área.

Segundo o MPF, com o deferimento dos pedidos, cabe agora à Prefeitura de Estância a sinalização da área de tráfego e estacionamento proibidos, com placas de no mínimo dois metros de altura.

Cabe também ao executivo municipal a instalação de barreiras físicas que impeçam o acesso de veículos sem autorização à faixa de areia. A decisão também prevê a fiscalização, bem como a possível autuação, apreensão ou aplicação de multa aos descumpridores da legislação. 

A administração municipal deve ainda apresentar mensalmente o andamento de tais ações, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, caso a determinação seja descumprida.

À Adema cabe prestar cooperação técnica na região, desenvolvendo estudos e projetos que possam aprimorar a fiscalização e o licenciamento ambiental. O órgão assume também a função de exigir o Relatório de Auditoria Ambiental dos empreendimentos licenciados pelo município na região. Além disso, a Adema deverá prestar treinamento aos técnicos do município de Estância sobre os aspectos legais e administrativos do licenciamento de empreendimentos e seus impactos locais diretos.

Por meio de nota, a Adema informou que tomou conhecimento da decisão nesta terça (22), e como tem feito com todas as determinações judiciais recebidas, irá cumprir com o que for de sua competência.

O órgão ambiental afirmou que o trabalho de monitoramento da área já vinha sendo feito rotineiramente, com análise de campo e intensas fiscalizações na região. “Todas as ações são realizadas em concordância com as ordenanças do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que preconiza pela boa fluidez dos componentes ambientais, como também com todos os mecanismos ligados a preservação do meio ambiente”, informou a nota.

*Com informações do MPF

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos