Laboratório Central amplia eficiência para análise de vírus respiratórios
A metodologia molecular usada permite o diagnóstico simultâneo dos seguintes vírus Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícias 01/04/2019 15h04 - Atualizado em 01/04/2019 15h41Para contribuir com as análises de amostras laboratoriais associadas a doenças respiratórias, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) implantou a técnica Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real. A metodologia molecular permite o diagnóstico simultâneo dos seguintes vírus: Adenovírus, Metapneumovírus, Bocavírus, Parainfluenza (1,2,3 e 4), Corona vírus 229E, Corona vírus HKU1, Corona vírus NL63, Corona vírus OC43, além de outros vírus respiratórios como o Rinovírus e Enterovírus.
A técnica implantada na segunda quinzena de março, já realizou 21 análises. De acordo com a gerente de Biologia Molecular do Lacen, Gabriela Vasconcelos Brito Bezerra, a agilidade na identificação dos tipos virais contribui para o tratamento mais eficaz da população. “No ano passado, houve um aumento no registro de pacientes com algum tipo de infecção respiratória com ênfase para o Vírus Sincicial Respiratório, que tem como característica o público infantil abaixo de cinco anos de idade”, lembrou.
Conforme a bióloga, anteriormente as análises eram feitas apenas pelo método de imunofluorescência e a inclusão do PCR têm como diferencial aumentar a capacidade de investigação, através da extração, detecção e quantificação do material genético na amostra de secreções de soro e nasofaringe do paciente. “Com o PCR, quantidades mínimas de material genético podem ser amplificadas milhões de vezes em poucas horas, permitindo a detecção rápida dos marcadores genéticos de doenças infecciosas”, explicou Gabriela.
As análises realizadas no Lacen têm como finalidade aumentar a eficiência do tratamento do paciente portador de algum problema respiratório. Também auxilia as vigilâncias epidemiológicas do Estado e municípios no trabalho voltado à notificação da incidência dos casos ao Ministério da Saúde (MS) para identificação de novas mutações genéticas dos vírus e, dessa forma, contribuir para preparação de medicamentos e novas vacinas.
Atendimento
O Laboratório Central recebe amostras para análises dos vírus respiratórios de todo o Estado, principalmente dos hospitais sentinelas para diagnóstico de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave. Dentre as unidades destaca-se o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospital Zona Zul e Hospital São Lucas são sentinelas em Aracaju. O material é cadastrado através do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) e encaminhado para os procedimentos técnicos no serviço de Biologia Molecular.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos