Lava Jato: Polícia Federal cumpre duas ordens judiciais em Sergipe
Provas apresentadas mostram corrupção e lavagem de dinheiro na Petrobras Cotidiano | Por F5 News 23/09/2020 07h55 - Atualizado em 23/09/2020 08h38Agentes da Polícia Federal estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23) para cumprimentos de ordens judiciais na 75ª fase da Lava Jato. Ao todo, estão sendo cumpridos 25 mandados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.
Aqui em Sergipe, de acordo com a PF, os mandados de busca e apreensão são cumpridos em Aracaju e na Barra dos Coqueiros. Além disso foram expedidas ordens para bloqueio de valores até o limite dos prejuízos identificados.
As medidas, requeridas pelo Ministério Público Federal, são decorrentes do acordo de colaboração premiada de lobistas que atuavam junto a funcionários da Petrobras e agentes políticos com influência na estatal, informou a PF.
Segundo depoimentos e provas apresentadas por esses colaboradores, teriam sido praticados crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro durante o processo bilionário de contratação pela Petrobras do fornecimento de navios lançadores de linha (PLSV).
Durante a apuração, foi constatado que um dos investigados coube a obtenção indevida de informações privilegiadas junto a setores técnicos da Petrobras para a formulação das propostas vencedoras do certame licitatório.
As empresas estrangeiras vencedoras da licitação, posteriormente, subcontrataram uma companhia holandesa para execução do serviço licitado. A companhia holandesa contratada era representada por um empresário brasileiro.
Os mandados de busca e apreensão de hoje têm por objetivo cessar a atividade criminosa, aprofundar o rastreamento dos recursos de origem criminosa (propina) e concluir a investigação policial.





