Licenciamento 2013 poderá ser pago até o último dia útil de cada mês
Cotidiano 03/01/2013 11h30O calendário 2013 de pagamento do licenciamento de veículos traz novidades quanto à data de vencimento e passa a oferecer maior prazo dentro do mês para que proprietários de veículos efetuem o pagamento do Documento Único de Arrecadação (DUA) referente ao exercício 2013.
Até o ano passado, a data de vencimento era determinada em dia específico ao longo de cada mês, de acordo com a dezena de terminação da placa. A partir desse ano, o pagamento pode ser realizado até o último dia útil de cada mês, independente da dezena final da placa, observando apenas o último número da placa, que corresponde ao mês de pagamento.
Segundo explica a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a alteração amplia o prazo de pagamento dentro do mês, pois o proprietário de veículo terá até o último dia útil do mês como data de vencimento. “Se a placa tem a terminação 4, a data de vencimento é 31 de maio, assim como se a placa termina com o número 0 o último dia para pagar o licenciamento é 29 de novembro. O prazo final passa a ser sempre o último dia útil do mês e ele terá todo o mês para efetuar o pagamento”, explica a superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Silvana Lima.
Uma informação que a superintendente destaca é o direito ao desconto de 10% no valor do DUA no ato de pagamento. O benefício pela antecipação do pagamento só será concedido se for efetuado até o dia 15 do mês em que estiver vencendo o licenciamento do veículo, exceto se o contribuinte possuir débito do imposto relativo a exercícios anteriores. “É preciso que os proprietários de veículos fiquem atentos. Para terem 10% de desconto o pagamento deve ser efetuado até o dia 15 de cada mês”, reforça.
Esse ano, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) apresenta uma redução 5,9% em média em relação ao imposto cobrado no ano de 2012. A queda dos valores do IPVA 2013 é consequência da redução dos preços dos veículos, influenciada pelas desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) promovidas pelo Governo Federal. A manutenção das promoções com IPI reduzido deixa os carros zero quilômetro mais baratos, fazendo com que o mercado de usados também reflita essa redução de preço. Em Sergipe, assim como nos demais Estados, o cálculo do IPVA é baseado no valor de venda do veículo e é utilizada como referência a tabela da Fipe.
A alíquota do IPVA em Sergipe é de 1% para ônibus, microônibus, caminhões, aeronaves, enquanto que para motocicletas e similares, automóveis e caminhonetes, entre outros, é de 2%.
Foto: Divulgação

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
