Lombada eletrônica em avenida continua instalada, mas não funciona
Fiscalização eletrônica ficará a cargo da nova gestão municipal Cotidiano 18/12/2012 15h30Da Redação
Apesar de os radares, fotossensores e lombadas eletrônicas terem sido desativadas em abril de 2011, três lombadas eletrônicas continuam espalhadas em avenidas de Aracaju, gerando dúvida entre os motoristas. Uma delas continua instalada na avenida Gonçalo Rolemberg Leite, logo após o viaduto. Como em agosto de 2012 especulou-se que a fiscalização poderia vigorar novamente, muitos motoristas ficaram na dúvida.
O assessor de Comunicação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Jairo Alves, disse que as lombadas eletrônicas continuam instaladas porque para a empresa que as administravam, é mais rentável somente retirá-las quando houver um outro local para funcionarem. “É sucata e está desligado há mais de um ano. Não tem motivo para ninguém se preocupar”, disse.
Jairo Alves completou informando que não há previsão de uma nova licitação dos aparelhos de fiscalização eletrônicos, até porque a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira está no fim. “Ficará para a próxima gestão”, afirmou.
Em Aracaju funcionaram 58 pontos para fiscalização eletrônica até abril de 2011, dos quais 22 possuíam fotossensores instalados em semáforos, 29 tinham radares eletrônicos e sete lombadas eletrônicas. A maioria dos aparelhos limitava a velocidade dos condutores em 60 km/h, com exceção das lombadas eletrônicas, de radares e de um fotossensores, que obrigavam os veículos a dirigirem a velocidades inferiores a 40 km/h.
Na época, o prefeito Edvaldo Nogueira suspendeu todos os contratos entre a SMTT e as empresas Kopp e Splice, responsáveis pelo controle, fiscalização e manutenção dos aparelhos, por denúncias ocorridas em licitações de outras capitais brasileiras.
Foto: Luciano Otávio

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
