Loteamentos poderão receber gerência de regularização
Cotidiano 16/02/2012 16h12Por Fernanda Araujo
O elevado número de loteamentos irregulares, clandestinos e as áreas invadidas em Aracaju geraram nesta quinta-feira (16) uma audiência no Ministério Público Estadual, pela Promotoria do Meio Ambiente e Urbanismo. Em função disso foram convocados representantes da Emurb, Seplan, Procuradoria do Município e a Adema, para discutir possibilidades da implantação de uma gerência de regularização de loteamentos, através de decreto, com a suspensão imediata de licença para novos empreendimentos até a regularidade dos já existentes.
Segundo a promotora Adriana Ribeiro (foto), essas irregularidades ocasionaram em várias ações judiciais, para obrigar a regularização de loteamentos na capital. “Tem muitos loteamentos que estão irregulares. Entramos com três ações só no mês passado, fora o que já temos ajuizado”.
O representante da Procuradoria do Município, Aquiles Lima, ressaltou que a situação em questão se deve à deficiência de número de funcionários para fiscalização dos empreendimentos.
Visando a regularização das áreas de invasão, dos loteamentos irregulares e clandestinos, de acordo com o Termo de Audiência, a Gerência poderá ser formada por engenheiros, topógrafos, biólogos, arquitetos, procuradores, agentes comunitários, a ser coordenado pela Procuradoria do Município de Aracaju. A Gerência também poderá possuir o Núcleo de Análise Urbanística, Jurídico e um Grupo Técnico de Regularização Fundiária compostas pela Semarh, Deso e Emurb.
Para decidir as questões, uma nova audiência foi designada para o dia 11 de abril às 10h. Quando deverá aparecer o secretário de Planejamento do Município, o secretário Municipal de Finanças, os diretores da Emurb e da Adema e o procurador Geral do Município.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos