Macaco guigó é resgatado pela Adema em Itaporanga D'Ajuda
Animal em extinção é nativo da região sul de Sergipe e do norte da Bahia Cotidiano | Por F5 News 04/10/2020 12h00A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi acionada nesse sábado (3) para fazer o resgate de um macaco no município de Itaporanga D´Ajuda, no Sul sergipano. A informação era que se tratava de um ‘super-sagui’, mas após analisar as imagens os técnicos do órgão ambiental constataram que era um Guigó, espécie em extinção.
O primata é endêmico da região sul do estado de Sergipe e norte da Bahia. São animais raros e, por conta do desmatamento do seu habitat natural de Mata Atlântica, só existem aproximadamente dois mil exemplares da espécie.
De acordo com a informação recebida pela Adema, o animal estava correndo pelas ruas do município e entrou na sede de uma ONG, onde ficou contido em segurança até a equipe de resgate chegar.
Após o resgate, foram coletadas amostras biológicas que serão enviadas ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros do ICMBio que, através do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas do Nordeste, monitora os guigós de Sergipe.
Ainda de acordo com os técnicos da Adema, o primata era um exemplar jovem, macho, e após avaliação foi solto em área de incidência da espécie.





