Mais agências do banco postal em Sergipe devem ser reformadas
Cotidiano 10/02/2012 15h09
A Justiça Federal acatou os pedidos do Ministério Público Federal (MPF), determinando que as agências do Banco Postal de mais 15 municípios sergipanos sejam reformadas para atender a normas de segurança. Os Correios e o Banco Bradesco terão que garantir a infraestrutura e equipamentos de segurança no prazo de 180 dias, sob pena de multa de R$ 5 mil reais por atendimento feito de forma indevida.
Caso essas medidas não sejam tomadas, o serviço de Banco Postal será suspenso nas referidas agências. Em uma ação ajuizada em 2011 na 7ª Vara da Justiça Federal, o MPF requereu que as agências dos Correios que atuam como Banco Postal passassem a atender as exigências de segurança feitas a qualquer banco, contidas na Lei 7.102/1983. Dentre as medidas exigidos estão colocação de portas giratórias, detectores de metais, sistema de comunicação direta com os órgãos de segurança pública e contratação de empresas de vigilância.
Na ação, o MPF ressalta que os Correios, ao atuarem como Banco Postal, desempenham atividades próprias de instituições financeiras, o que atrai a atenção de criminosos e coloca os usuários em risco. Na sentença, o juiz federal Rafael Soares Souza determina que, após transcorrido o prazo de 180 dias, a Polícia Federal deverá inspecionar as agências e suspender o atendimento nas que forem consideradas inadequadas.
Outras ações
O MPF ajuizou outras duas ações semelhantes requerendo a melhoria das agências do Banco Postal nos demais municípios sergipanos. A Justiça Federal já condenou os Correios e o Bradesco a cumprirem sentença semelhante em todas as demais cidades de Sergipe.
Os municípios atendidos por esta sentença são: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga D'Ajuda, Santa Luzia do Itanhy, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.
Fonte: MPF/SE


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos