Mais de 4500 aracajuanos devem atualizar Cadastro Único do BPC
Beneficiários têm até o mês do aniversário para atualizar seus dados Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 27/12/2018 13h20O prazo para que os idosos e pessoas com deficiência beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada – se inscrevam ou atualizem seus dados no Cadastro Único sofreu alteração e a Secretaria de Assistência Social do município de Aracaju intensifica o alerta às pessoas para que estas não percam o prazo que foi estendido.
De acordo com a nova portaria do Ministério do Desenvolvimento Social, publicada no dia 19 de dezembro, o prazo para o recadastramento foi ampliado para que cada beneficiário possa efetuar a atualização até o mês do seu aniversário. Caso a determinação não seja seguida, o benefício de um salário mínimo é cortado, no mês subsequente ao de aniversário do beneficiário.
Segundo dados da Secretaria da Assistência Social de Aracaju, atualmente 19.963 pessoas são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada, sendo 12.885 pessoas com deficiência (PcD) e 7.078 idosos.
A secretária da pasta, Rosane da Cunha, afirma que a orientação sobre a atualização tem sido intensificada para que as pessoas não deixem para a última hora e percam o benefício. “Nós temos 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) trabalhando nos últimos dois meses com busca ativa, indo no domicílio das pessoas, principalmente em casas onde há pessoas com dificuldade de locomoção, intensificando isso”, disse a secretária. De acordo com os dados oficiais, 3.288 pessoas com deficiência e 1.452 idosos faltam atualizar os dados.
Documentação:
Para fazer a atualização das informações é necessário que o beneficiário compareça ao Cras mais próximo com o comprovante de residência, RG, CPF e todos os documentos originais e com cópias. “Em qualquer prazo, a sanção para o beneficiário é ter a suspensão do BPC em 30 dias, se persistir haverá o cancelamento”, ressaltou a secretária Rosane.
Após a atualização, o Ministério do Desenvolvimento Social faz uma triagem, identificando pessoas que podem não receber mais o benefício por não se enquadrar ainda no perfil exigido.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos