Mais de 4600 testes aguardam resultado no Lacen de Sergipe
Laboratório Central tem capacidade reduzida; 10 servidores se tratam de covid-19 Cotidiano | Por Aline Aragão 14/12/2020 18h30 - Atualizado em 14/12/2020 21h17O tempo médio de espera para resultado dos testes RT-PCR no Laboratório Central de Sergipe (Lacen) tem sido de sete dias. A informação partiu nesta segunda-feira (14) do superintendente da unidade, Cliomar Alves. Segundo ele, a demora foi provocada pelo aumento na demanda, problemas técnicos e pela redução da mão de obra no laboratório, já que 10 servidores foram afastados por terem sido contaminados com a Covid-19.
De acordo com o superintendente, além desses problemas, o laboratório também enfrenta uma limitação na etapa de processamento das amostras, o que reduz a capacidade em cerca de 50%. Para acelerar o processo algumas amostras têm sido enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), no Rio de Janeiro.
"Nós passamos três meses liberando resultados em 24h, sem distinção, e agora aumentou para seis, sete dias. As urgências estão sendo atendidas com prioridade, urgências de hospital e óbitos e a previsão é que toda essa situação seja dirimida num prazo de 10 dias", disse Alves.
No último final de semana, Sergipe registrou 1585 novos casos da infecção provocada pelo novo coronavírus. A região metropolitana de Aracaju concentra o maior número deles, mas o superintendente do Lacen diz que os testes estão chegando de todo o estado, aumentando a demanda. "Todas as regionais de Saúde ampliaram suas testagens e de todas as regiões estamos recebendo muitas amostras, como tem sido recomendado pelo Ministério da Saúde, então quanto mais testes, maior a demanda no laboratório", diz.





