Mais de 500 mil sergipanos devem se vacinar contra Influenza
Na primeira fase, crianças de um a seis anos, gestantes e púerperas terão que se vacinar Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 10/04/2019 08h54 - Atualizado em 10/04/2019 18h39O início da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe H1N1, gerou uma grande movimentação em algumas unidades de saúde de Aracaju, nesta quarta-feira (10). Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, as temperaturas costumam cair em todo o estado, aumentando a possibilidade de casos de gripe.
Nesta primeira fase de vacinação, que acontece de 10 a 19 de abril, terão prioridade no atendimento crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Segundo o Ministério da Saúde (MS) a escolha se dá por conta da maior vulnerabilidade do grupo.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), são esperadas 562.414 pessoas para serem imunizadas. A meta mínima estabelecida pela pasta é de 90%, o que corresponde ao total de 506.173 vacinações.
Logo nesta manhã, algumas unidades de saúde já recebiam um fluxo maior de pessoas procurando pela vacinação, como foi o caso da gestante Elisângela Soares, de 41 anos, que esteve no local, após ver a informação do início da campanha na TV.
"É muito importante, com a vacina eu não fico gripada e não prejudico o desenvolvimento do meu bebê de seis meses", afirmou.
No posto Sinhazinha, localizado na avenida Hermes Fontes, o senhor Hildebrando Torres (foto), de 63 anos, buscou a vacinação, mas voltou para casa sem receber, isso porque não está no grupo destinado à primeira fase e terá que esperar para o dia 22 de abril."A vacina me possibilita uma melhor qualidade de vida. Eu me enganei hoje, mas com certeza venho na data correta, é minha saúde, eu não fico gripado e tenho melhores dias de vida", afirmou o aposentado.
Influenza
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa que pode levar ao agravamento e à morte. É transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.
Calendário
10 a 19 de abril - crianças entre um a seis anos, gestantes e púerperas
22 de abril - todos os grupos prioritários (Crianças de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, idoso (acima de 60 anos), profissionais de saúde, professores, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras doenças especiais).
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos