Saúde
Mais de 500 mil sergipanos devem se vacinar contra Influenza
Na primeira fase, crianças de um a seis anos, gestantes e púerperas terão que se vacinar
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 10/04/2019 08h54 - Atualizado em 10/04/2019 18h39

O início da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe H1N1, gerou uma grande movimentação em algumas unidades de saúde de Aracaju, nesta quarta-feira (10). Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, as temperaturas costumam cair em todo o estado, aumentando a possibilidade de casos de gripe.

Nesta primeira fase de vacinação, que acontece de 10 a 19 de abril, terão prioridade no atendimento crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Segundo o Ministério da Saúde (MS) a escolha se dá por conta da maior vulnerabilidade do grupo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), são esperadas 562.414 pessoas para serem imunizadas. A meta mínima estabelecida pela pasta é de 90%, o que corresponde ao total de 506.173 vacinações.

Logo nesta manhã, algumas unidades de saúde já recebiam um fluxo maior de pessoas procurando pela vacinação, como foi o caso da gestante Elisângela Soares, de 41 anos, que esteve no local, após ver a informação do início da campanha na TV.

"É muito importante, com a vacina eu não fico gripada e não prejudico o desenvolvimento do meu bebê de seis meses", afirmou.

No posto Sinhazinha, localizado na avenida Hermes Fontes, o senhor Hildebrando Torres (foto), de 63 anos, buscou a vacinação, mas voltou para casa sem receber, isso porque não está no grupo destinado à primeira fase e terá que esperar para o dia 22 de abril.

"A vacina me possibilita uma melhor qualidade de vida. Eu me enganei hoje, mas com certeza venho na data correta, é minha saúde, eu não fico gripado e tenho melhores dias de vida", afirmou o aposentado.

Influenza

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa que pode levar ao agravamento e à morte. É transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

Calendário

10 a 19 de abril - crianças entre um a seis anos, gestantes e púerperas

22 de abril - todos os grupos prioritários (Crianças de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, idoso (acima de 60 anos), profissionais de saúde, professores, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras doenças especiais).

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos