Mais de 9 mil sergipanos passam o Natal em isolamento com covid-19
Em todo o estado, mais de 106 mil pessoas já testaram positivo para doença Cotidiano | Por F5 News 25/12/2020 11h21 - Atualizado em 26/12/2020 12h37A pandemia de coronavírus modificou as celebrações de Natal em todo mundo, mas para algumas pessoas exige ainda mais cuidados. Em Sergipe, mais de nove mil pessoas cumprem isolamento, segundo dados da Secretaria da Saúde desta sexta-feira (25), por conta do diagnóstico positivo para covid-19.
O isolamento serve para separar pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação do vírus. Ele pode ser feito em ambiente domiciliar ou em hospitais públicos ou privados, de acordo com o quadro clínico de cada paciente.
Segundo a norma do Ministério da Saúde, o isolamento é feito por um prazo de 14 dias – tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo – podendo ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais. Casos suspeitos que estão sendo investigados também devem ficar em isolamento. Se o exame der negativo, a pessoa é liberada da precaução.
O boletim mais recente da SES aponta que 8.983 pessoas com teste positivo para covid-19 estavam cumprindo isolamento domiciliar e outras 299 estavam internadas no estado.
Além dessas, que precisam fazer o isolamento indispensável, pelo menos outras 7 mil pessoas com suspeita da doença aguardam o resultado do exame para confirmação ou não e, por isso, devem adotar medidas de distanciamento social.
De acordo com dados compilados por pesquisadores do Covid-19 Analytics, grupo formado por professores da PUC-Rio e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) , a taxa de contágio (Rt) no estado é de 1.29, número que indica para quantas pessoas um paciente infectado consegue transmitir o novo coronavírus. Esse índice é registrado há seis dias consecutivos.
O dado significa que 100 pessoas contaminadas contagiam outras 129 que, por sua vez, passam a doença para outras 127. Essas contaminam 125 e assim sucessivamente, o que indica que a epidemia pode estar em lento declínio ou expansão.
Desde o início da pandemia, 106.89 sergipanos já receberam diagnóstico positivo para covid-19, 95.180 são considerados clinicamente curados e 2.434 vidas foram perdidas.





