Manchas de óleo: Governo Federal libera R$ 2,5 milhões para Sergipe
Ministro do Desenvolvimento Regional deve visitar áreas afetadas no estado Cotidiano | Por F5 News 22/10/2019 10h22 - Atualizado em 22/10/2019 19h51O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) autorizou o repasse de R$ 2,5 milhões para apoiar o Estado de Sergipe na limpeza das praias afetadas pelo derramamento de óleo.
Nos próximos dias, o ministro Gustavo Canuto e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, terão agendas em Pernambuco, Alagoas e Sergipe para avaliar diretamente com os governos locais a situação e as possibilidades de apoio da Defesa Civil Nacional.
Segundo Gustavo Canuto, as solicitações para esse desastre ambiental são prioridade do Governo. “O objetivo do Governo Federal é que a limpeza das praias ocorra o mais rápido. Não podemos deixar que esse desastre impacte as reservas naturais, o turismo e a economia da região”, afirmou o ministro.
Os recursos federais poderão ser utilizados pelo Estado de Sergipe em serviços complementares para limpeza de praias, viabilização de pontos estratégicos de coleta (chamados localmente de ecopontos) e transporte do material.
O reconhecimento federal de situação de emergência ocorreu no dia 15 de outubro para as cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Pacatuba e Pirambu.
De acordo com o ministro Gustavo Canuto, as operações federais em todo o Nordeste contam com três aviões, quatro helicópteros, sete navios e muitas embarcações de pequeno porte da Marinha, além de 3.400 servidores federais e colaboradores.
“Até o momento, já foram recolhidas 900 toneladas de óleo em 2.500 quilômetros de praias, da Bahia ao Maranhão. Não é um trabalho fácil, ainda mais porque não é possível ver o óleo avançando pela superfície e só tomamos conhecimento quando ele chega, de fato, até à praia”, ressaltou o ministro.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos