Máquina de radioterapia do Cirurgia quebra e interrompe tratamentos
O aparelho é usado em diversos tratamentos contra o câncer Cotidiano | Por Victória Valverde* 17/08/2018 16h00 - Atualizado em 17/08/2018 16h20Na manhã desta sexta-feira (17), o Hospital Cirurgia, em Aracaju, emitiu uma nota a respeito da paralisação da máquina de radioterapia do local. O aparelho é usado em diversos tratamentos contra o câncer e, neste ano, já parou de funcionar mais de quatro vezes, conforme reportagens publicadas pelo F5 News.
A direção do hospital informou que o engenheiro responsável pela máquina já foi acionado e está providenciando a aquisição das duas peças necessárias para o aparelho voltar a funcionar. Uma das peças já foi encontrada, já a outra ainda está sendo verificada a disponibilidade junto aos representantes. Ainda não há uma data exata do retorno do funcionamento da máquina.
Ana Santos, representante do Grupo Mulheres de Peito, organização que tem por finalidade assegurar apoio e orientação à mulher com câncer, mostra-se indignada com a situação.
“Este aparelho não pode quebrar assim, pois interrompe vários tratamentos e o câncer não espera”, enfatiza Ana, que está em tratamento contra o câncer de mama há quatro anos.
Ainda segundo a representante do Mulheres de Peito, o hospital também está sem medicação para tratamento oncológico. Em decorrência da situação, vários pacientes estão migrando para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que acaba superlotado.
*estagiária sob a orientação da jornalista Aline Aragão.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos