Máquina de radioterapia do Hospital João Alves Filho está quebrada
A previsão do hospital é que os atendimentos sejam normalizados até a sexta-feira Cotidiano | Por Will Rodriguez 20/01/2021 15h27Pacientes com câncer estão com o tratamento de radioterapia suspenso no Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse), em Aracaju, desde o começo da semana, por conta da quebra do equipamento que realiza o procedimento..
O problema afeta uma das máquinas usadas no tratamento oncológico de radioterapia na unidade, que atende a cerca de 35 pacientes, de acordo com informações da assessoria de imprensa do Huse.
A previsão do Huse é que a peça necessária para o conserto da máquina chegue ao estado ainda nesta quarta-feira (20), mas a expectativa é que os atendimentos possam ser retomados no mais tardar na sexta-feira (22).
O Grupo Mulheres do Peito protocolou nesta quarta-feira (20) um documento na Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitando a manutenção preventiva das máquinas de radioterapia aos finais de semana, de modo que o tratamento dos pacientes não sofra descontinuidade.
No documento, o Mulheres de Peito pede ainda acesso para análise do contrato de manutenção das máquinas e transparência em relação à quantidade de pessoas que estão na fila de espera.
“Infelizmente, o desrespeito com as pessoas que estão em tratamento contra o câncer no Hospital João Alves continua. Há mais de 15 dias mulheres reclamam de problemas com a radioterapia. Uma das máquinas está quebrada e ainda sem previsão de retorno”, disse a vice-presidente da ONG e vereadora de Aracaju, Sheyla Galba.





