Marcha contra abuso sexual de crianças e adolescentes será nesta sexta
Durante todo o dia, acontecerá palestras, panfletagens e caminhadas Cotidiano 17/05/2012 15h04Por Sílvio Oliveira
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado nesta sexta-feira (18), vai mobilizar os diversos órgãos, entidades e integrantes da Rede de Enfrentamento de Sergipe, em prol de caminhadas, palestras, mostra de teatro e reuniões.
A programação começará às 8h30, quando o Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Adolescência e da 8ª Promotoria da Justiça dos Direitos do Cidadão, em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizará um momento de reflexão na sede do MP com o Dr. Delman Moitinho Barboza, coordenador de evolução humana do MP, além de palestras e apresentações de teatro.
A tarde se estenderá com uma grande passeata, que pretende reunir mais de duas mil pessoas, com concentração na Praça da Bandeira, às 14h, seguindo até o centro da cidade. O principal objetivo do evento é chamar atenção e conscientizar a população acerca das graves consequências da violência sexual contra a população infato-juvenil.
À noite, às 18h30, as mobilizações se encerarão em torno da Marcha contra o Abuso Sexual intitulada “Faça Bonito: Por uma Infância saudável – Denuncie. Ligue 100 ou 181”, protagonizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência. A Marcha partirá dos arcos da orla da Praia de Atalaia até a Passarela do Caranguejo, com panfletagem em hotéis, pousadas, restaurante e similares.
Conforme Lídia Anjos, integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência, a Marcha tem por objetivo chamar a atenção da sociedade em geral, mas principalmente donos de bares, de pousadas, hotéis, taxistas, turistas e o poder público sobre a urgência em garantir a criança e ao adolescente a vivência saudável de suas fases, além de cobrar das autoridades públicas a efetiva implantação e implementação dos Planos de Enfrentamento à Violência Sexual em todas as esferas de governo, bem como sensibilizar a todas e todos para a importância da denúncia que pode ser anônima através do disk 100 e 181.
“Participarão da Marcha, além das entidades que compõem o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e entidades ligadas à defesa e à promoção de direitos da criança em geral, o Fórum DCA-SE, o Movimento Nacional de Direitos Humanos de Sergipe, Conselho Estadual e Municipais da Criança e do Adolescente, e órgãos e autoridades públicas, além de estudantes, militantes, representantes de movimentos sociais da cidade e do campo que abraçam a causa”, elencou Lídia Anjos.
Semana de Enfrentamento
Desde a segunda-feira (14), o Comitê Estadual de Enfrentamento, em conjunto com o Ministério Público, lançou a Semana de Enfrentamento, realizando diversas atividades em todo o Estado.
Na tarde desta quinta-feira (17), no Cinemark do Shopping Jardins, a programação da semana teve continuidade com a projeção do filme “Cinderelas, Lobos e Príncipes Encantados”, destinado a professores e coordenadores. “É uma data importante porque expõe o problema e sensibiliza a população”, avalia Maria Angélica, coordenadora do Programa Cidadania e Paz nas Escolas da Secretaria de Estado da Educação.
Débora França, integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento, na última terça-feira (15), afirmou que as diversas entidades que compõem o Comitê estiveram e Itabaiana, bem como em outras cidades, para proferir uma palestra sobre o tema. “Diversas atividades estão sendo desenvolvidas para lembrar leis, tipos de violência, como identificá-la, como preveni-la e divulgar o Disque-Denúncia 181.
Leia também
Queixas contra agressores de crianças e adolescentes já passam de 400

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
