Maré alta gera transtorno para moradores da zona Sul de Aracaju
Expectativa para esta quinta-feira (21) é que a maré atinja o nível mais alto do ano
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 21/03/2019 10h34 - Atualizado em 21/03/2019 11h02

Quem transitou no final da tarde desta quarta-feira (20) pela região dos bairros Salgado Filho e Treze de Julho, na zona Sul de Aracaju, enfrentou grandes dificuldades. Com a cheia da maré, o canal de esgotamento da região não suportou o volume de água e transbordou para as ruas provocando vários pontos de alagamento e transtornos para os moradores da área.

De modo geral, a média de maré em Aracaju atinge normalmente 1.8 m, nível que não causa transtornos na cidade. Mas na tarde de ontem, a maré alcançou alta de 2.3 m, impossibilitando a saída de veículos e pedestres de alguns locais próximos.

Para a psicóloga Maria Hortência Hora, sair do local do trabalho foi um caos. “O nivelamento da água estava muito alto, tinha que sair do local em que estava, mas o medo do carro parar era grande. Arrisquei, foi demorado, mas graças a Deus consegui. Vi uma moça que tentou passar pelas águas sujas de moto e teve problemas”, afirmou.

A previsão para hoje em Aracaju é de mais transtornos, afinal está previsto que o alcance da maré atinja 2.4 m, nível que é considerado o maior do ano. De acordo com o capitão de Fragata, Alessandro Pires Black é necessário que os navegadores se preparem.

“É importante que eles não coloquem suas embarcações em foz de rios, que os banhistas tomem cuidado com a violência das correntezas e que as pessoas tenham precaução em áreas que têm frequência de alagamentos”, afirmou o capitão.

Desde a quarta-feira (20), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) faz um trabalho paliativo na área do canal do Tramandaí, na Praia Formosa, que segundo o prefeito Edvaldo Nogueira “desde que foi construída, traz muitas dificuldades na questão do escoamento local”. O objetivo é aprofundar e alargar os trechos assoreados.

A operação envolve uma máquina retroescavadeira e uma escavadeira, que é utilizada para retirar os bancos de areia, sedimentos, lixo ou obstrução de qualquer natureza do local, para que a passagem de água fique mais liberada, tendo, assim, uma maior vazão.

“A Emsurb vem trabalhando, preventivamente, com a limpeza e monitoramento em todos os canais como forma de aliviar a rede de drenagem da cidade. Neste caso da elevação da maré, o canal da Anísio Azevedo necessita de uma atenção ainda maior, tendo em vista o histórico de situações de alagamentos que causam transtornos aos moradores desta e de outras áreas adjacentes, a exemplo da Praça da Imprensa", explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Segundo informações da Emsurb, nesta quinta-feira, as equipes da Defesa Civil estarão em pontos estratégicos no Centro, zonas Norte e Sul.

* Com informações da Emsurb.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos