Marinete do Forró é opção atrativa para turistas que visitam Aracaju
Desde o ano passado, ela circula todas as sextas-feiras, com saída do Oceanário Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 15/09/2019 10h23Em circulação durante todo o ano, a Marinete do Forró é importante atrativo aos turistas que visitam Aracaju. Iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) da Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Viação Progresso e apoio do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), a Marinete já é uma marca da capital sergipana e, desde o ano passado, circula todas as sextas-feiras; antes, recebia os turistas apenas durante o período junino.
O Oceanário de Aracaju, localizado na Orla da Atalaia, é o ponto de encontro e de partida dos turistas que embarcam na Marinete do Forró para uma viagem divertida, musicada e com muita história. O autêntico forró nordestino é o companheiro dos passageiros durante todo o percurso, que contempla os principais pontos turísticos de Aracaju.
“Fiquei encantado pelo respeito que a capital tem com seu passado. As pessoas que tiveram influência na história de Aracaju e de Sergipe são lembradas nas estátuas, nas praças e em outros locais”, afirma Paulo Roberto Meurer, que veio de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, para conhecer as belezas do litoral sergipano.
O rio-grandense veio acompanhado da esposa, a também gaúcha Marlene Borges Cardoso. “Gostei das pessoas que nos acompanharam durante o passeio, gostei muito do forró que é tocado durante toda a viagem. Parabéns à Prefeitura de Aracaju, vale muito a pena vir aqui e curtir um pouco da cultura nordestina”, disse a turista, encantada com a cidade.
No roteiro da Marinete, uma das paradas é o Centro de artesanato Chica Chaves. Lá, o ritmo contagiante do Forró continua sob o comando de um trio pé de serra e um casal de dançarinos que animam e ensinam os turistas a dançar o tradicional ritmo musical nordestino.
Em visita a Aracaju pela primeira vez, Fátima Vasco não esperava ser tão agradável a viagem na Marinete. “Foi uma surpresa muito grande para mim, porque já fui para outras capitais do Nordeste e nunca vi nenhuma iniciativa como essa. Achei bem criativa a ideia, porque em São Paulo nós temos um ônibus que passa pelos locais, mas é um veículo comum e esse daqui é divertido e tem música. É bem original”, afirma a paulistana.
Percurso
Dentre os pontos que a Marinete leva os turistas a conhecerem, estão Praia Formosa, Largo da Gente Sergipana, Centro de Artesanato Chica Chaves, mercados centrais, Centro Cultural. Depois, os visitantes retornam ao ponto de partida, a Orla da Atalaia. O tempo total da viagem é de quatro horas, com parada de 10 a 25 minutos em cada ponto visitado.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos