Matadouros municipais poderão ser fechados
Projeto quer viabilizar a construção de matadouros regionais Cotidiano 10/09/2012 14h30Por Fernanda Araujo
Buscando regularizar problemas de funcionamento em matadouros municipais e a construção de matadouros que atendam por região em Sergipe, um projeto está sendo criado pelo Ministério Público de Estância e o seu Centro de Apoio Operacional.
Segundo a promotora do município, Carla Rocha (foto), matadouros de Estância estão enfrentando problemas por não atenderem a legislação ambiental da Vigilância Sanitária. Por conta disso, o MP quer regularizá-los com a construção de matadouros regionais. “Existe uma ação que já foi julgada, determinando que o Município tome providências para regularizar o matadouro. Estamos cobrando do prefeito através de uma ação civil pública. Acontece que esses problemas não são enfrentados somente em Estância e essas adequações ainda não são uma excelência no funcionamento”, explica.
Estância foi a cidade pólo escolhida para iniciar as adequações. Em audiência realizada nesta segunda-feira (10) no Ministério Público em Aracaju, foram discutidos juntamente com a Secretaria de Agricultura do Município de Estância possíveis áreas para a construção e a realização de ações com o Estado, a prefeitura e os demais órgãos ambientais, de energia e água.
Para viabilizar o projeto, a Promotoria de Estância irá fazer análise prévia do local a ser definido. “A perspectiva é que a gente adeque o máximo possível esses matadouros municipais. Existe uma fiscalização do abate clandestino também. Vamos adequar ao mínimo necessário para ter uma comercialização de qualidade para a população”, diz. A proposta é que o projeto seja levado adiante para outros Municípios, a fim de concentrar o abate com o fechamento dos demais matadouros municipais.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
