Maternidade certifica bebês que vencem prematuridade extrema
Entrega do certificado acontece no momento da alta dos serviços do Ambulatório Cotidiano 23/10/2020 12h15A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), através do Ambulatório de Seguimento do Recém Nascido de Risco, atende pequenos pacientes que desde a sua chegada enfrentam batalhas decorrentes das suas condições neonatais. No momento da alta os bebês recebem certificados por terem vencido a dificuldade de saúde.
“É um prazer imensurável para a equipe ver as crianças que chegam em condições extremas de prematuridade e baixo peso, saírem andando e dando tanta felicidade as suas famílias” disse a gerente do Ambulatório de Seguimento do Recém Nascido de Risco, Enfermeira Catharina Corrêa Costa
Ela informou que o momento da alta produz a sensação de dever cumprido e a convivência por um longo período com os pacientes permite conhecer e fazer parte das histórias dessas famílias. “A entrega do certificado acontece sempre no momento da alta dos serviços do Ambulatório”, disse Catharina.
Ela explicou que o ambulatório promove nos seus atendimentos, a avaliação geral dos aspectos físicos da criança com o ideal desenvolvimento, crescimento e ganho de peso. “Além disso, orientamos os pais sobre os cuidados básicos, alimentação saudável, prevenção a riscos de acidentes, esquema de imunizações e encaminhamentos necessários para outros serviços, promovendo o desenvolvimento ideal e a melhora na qualidade de vida dos pacientes” ressaltou a Enfermeira.
Funcionamento
Catharina explicou que o encaminhamento dessas crianças é feito pela MNSL após a alta hospitalar e todo acompanhamento multidisciplinar é realizado no Ambulatório até a alta dos atendimentos.
O ambulatório realiza os atendimentos de segunda a sexta das 7h às 13h. Maiores informações sobre o funcionamento podem ser obtidas pelo contato (79)3226-6308.
Prematuridade
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerado um recém-nascido prematuro todo aquele que nasce com idade gestacional até 36 semanas e seis dias.
Em 2019, nasceram na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), 5.218 crianças, destes, 22% entraram na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Desse quantitativo 78% são prematuros. Tendência o que se mantém até esse momento em 2020. São os dados informados pela gerência da UTIN/MNSL.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

