Maternidade de Propriá realizou 62 partos em menos de dois meses
Cotidiano 09/02/2012 15h27

 

A partir da reforma sanitária implementada pelo Governo do Estado em 2007, uma das metas da gestão passou a ser descentralizar o atendimento e garantir que a população do interior tivesse acesso aos serviços de saúde sem precisar se deslocar até a capital. Nessa perspectiva, o Governo entregou, em maio de 2011, o Hospital Regional de Propriá completamente reformado. 

Seguindo um cronograma de abertura dos serviços, o hospital - gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) - colocou à disposição da população a obstetrícia em 22 de dezembro. Em menos de dois meses de funcionamento, já foram realizados 156 avaliações a gestantes e 62 partos, sendo 57 normais e cinco cesarianos. Desse total de bebês nascidos, 20 são de Propriá e o restante de municípios da região e de algumas cidades de Alagoas. Ao todo, foram gestantes de 18 municípios.

“Há muitos anos, não nascia um bebê propriaense. Esse era um pedido antigo da população. Além disso, atendemos a toda região do Baixo São Francisco. Antes, todas as parturientes eram encaminhadas para Capela ou mesmo para Aracaju”, destacou o diretor operacional da FHS, Edvaldo dos Santos, explicando que isso também equacionou o excesso de atendimentos na Maternidade Nossa Senhora de Loudes (MSNL). “Vivemos um momento de superlotação na Nossa Senhora de Lourdes, que é de alto risco. Muitas gestantes que eram de baixo risco acabavam indo para aquela maternidade. Hoje, o que temos é uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da MSNL compatível com a capacidade instalada. Isso significa que a rede materno-infantil do interior está dando resposta”. 

A unidade já internou quatro bebês pré-maturos para ganho de peso. “Hoje dispomos de anestesistas, obstetras e neonatologistas diariamente na unidade. Além disso, contamos com uma gama de recursos tecnológicos e terapêuticos na unidade já em uso. Conseguimos cuidar até de pré-maturos, algo que nunca se ouviu falar na região. Realizamos cesarianas já no primeiro mês de atendimento”, salientou o superintendente do hospital, Adelmo Alves.

Atendimento

Do povoado Carrapicho, em Neópolis, Maíra Santos foi ter seu primeiro filho na nova maternidade. Segundo ela, o atendimento foi muito satisfatório. “Não tenho do que reclamar. Me atenderam [sic] rápido, o hospital é confortável e tudo é muito limpo. Gostei muito daqui”, disse Maíra. A dona de casa Inês Correia, moradora do município de Nossa Senhora de Lourdes, foi para a maternidade ter seu quarto filho. Minutos antes do parto, ela disse que o atendimento foi rápido. “Cheguei e já fui atendida. A equipe me tratou bem”, afirmou a dona de casa.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos