Medicamentos essenciais à quimioterapia faltam mais uma vez no Huse
Segundo Mulheres de Peito, problema prejudica tratamento e ameaça sobrevivência de pacientes
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 21/11/2018 10h55 - Atualizado em 21/11/2018 17h20

Os pacientes que fazem tratamento quimioterápico voltam a ser prejudicados com a falta de dois medicamentos importantes para o procedimento. Segundo o grupo sergipano Mulheres de Peito, o Taxol e o Carboplatina são medicamentos essenciais, principalmente para quem faz a quimioterapia branca, que toma o medicamento semanalmente.

Segundo relatos de pacientes, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) começou a avisar do problema na segunda-feira (19). Não foi possível identificar o número de pessoas sem o tratamento, entretanto, é certo que o maior número é de mulheres, pois o medicamento Taxol é utilizado exclusivamente no tratamento de câncer de mama.

A vice-presidente do grupo, Sheila Galba atribui o problema à falta de planejamento dos gestores. “Isso é uma falta de consideração, de amor ao próximo. Eles não estão dando prioridade ao que é prioritário, tem que existir uma programação, todos sabem da necessidade e quantidade de pacientes que usam a medicação e porque não fazem um planejamento para poder comprar a quantidade certa e não deixar falta? O que pedimos é que não falte, precisamos que não falte nenhum tipo de medicação de forma alguma”, disse.

F5 News entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que confirmou a falta dos dois medicamentos. Segundo a pasta, foi feito o pedido de forma antecipada do Taxol à empresa que ganhou a licitação, que por sua vez justificou problema em um dos itens de produção. A SES, então, contactou a segunda empresa e, no entanto, ela solicitou um reequilíbrio de preço de mais de 25%, o que não é permitido por lei. A Saúde estadual acionou, por fim,  a terceira empresa nesta segunda- feira (19),  mesmo o prazo de recebimento ser de 15 dias, há a previsão de chegada  já para a próxima terça- feira (27).

Em relação ao Carboplatina, a informação é que houve um problema no lote e a indústria pediu pra recolher os medicamentos e só encaminhará um novo lote após identificar o aconteceu. A SES está tentando, junto à indústria, um prazo para a entrega desses medicamentos.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos