Menores fazem rebelião no Cenam
Cotidiano 13/06/2012 12h20Por Márcio Rocha
Por volta das 9 horas da manhã desta quarta-feira (13), menores custodiados no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), internos da Unidade Socioeducativa Provisória (Usip), provocaram um tumulto e tentaram se rebelar.
Os menores infratores atearam fogo em colchões, quebraram trancas das celas e tentaram fugir pelo telhado. A Tropa de Choque da Polícia Militar foi chamada para conter os menores rebelados. O Corpo de Bombeiros debelou o princípio de incêndio que fora provocado.
O comandante da Tropa de Choque, major Carlos Rolemberg, afirmou que os menores estão sob controle, não houve feridos e um elemento maior de 18 anos foi transferido para a oitava delegacia.
Segundo agentes socioeducadores que conversaram com F5 News, a Usip é um "barril de pólvora". Os menores lá custodiados são de alta periculosidade e vivem em atrito constante com os agentes.
Os trabalhadores decidiram realizar nesta manhã uma paralisação de 24 horas para alertar sobre o problema. Durante a paralisação, com o efetivo menor, houve a rebelião dos menores.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
