Mesmo sem risco de epidemia, Aracaju intensifica combate à dengue
Secretaria da Saúde define ações para conter o avanço da doença na capital Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 28/06/2019 07h51 - Atualizado em 28/06/2019 12h59Na manhã dessa sexta-feira (28), a Prefeitura de Aracaju apresentou um plano de intensificação de combate à dengue na capital sergipana. Entre as estratégias que serão adotadas já a partir de julho, a Secretaria de Saúde chamou a atenção a necessidade do enfrentamento de um antigo vírus, que tem atingido principalmente as crianças.
O DENV2 é um vírus da dengue que apareceu no município aracajuano no ano de 2008. Na época, as ocorrências foram altas e um surto foi registrado. Esse mesmo vírus tem acometido muitas pessoas nesse ano, segundo informações da pasta da Saúde, 50,3% dos casos diagnosticados com dengue em crianças com menos de 14 anos, apresentam reagente positivo para o vírus.
"Ele reaparece com uma agressividade maior. É realmente um vírus mais grave, e tem atacado principalmente as crianças, pois aqueles que nasceram após 2008 não tiveram esse contato e proteção", afirmou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
Mesmo não apresentando risco de epidemia, a pasta tem buscado eliminar os focos e evitar que os casos notificados apresentem maior gravidade e evoluam para óbitos. No total são 143 casos confirmados.
"Não existem mortes em Aracaju, mas há um grande número de notificações. Como estamos no período de chuvas intensas, o registro é feito para qualquer quadro que se assemelha à dengue, mas não quer dizer que seja propriamente o vírus", afirmou a secretária.
Em Aracaju, o último LIRA apresentou um risco muito alto nos bairros Industrial e Santo Antônio. Foram feitas ações locais, mas as notificações continuam a aparecer.
"Estamos trabalhando para aumentar o nosso trabalho de combate à dengue. As secretarias trabalharão de forma integral, com mutirões semanais aos sábados, todas as escolas vão ter intensificação no combate ao mosquito, mas precisamos da ajuda da população", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Uma novidade lançada pela Prefeitura é a a disposição de quatro equipes trabalhando das 19h às 22h, com auxílio da Guarda Municipal, para que haja apoio e suporte necessário às visitas.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos