Saúde
Mesmo sem risco de epidemia, Aracaju intensifica combate à dengue
Secretaria da Saúde define ações para conter o avanço da doença na capital
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 28/06/2019 07h51 - Atualizado em 28/06/2019 12h59

Na manhã dessa sexta-feira (28), a Prefeitura de Aracaju apresentou um plano de intensificação de combate à dengue na capital sergipana. Entre as estratégias que serão adotadas já a partir de julho, a Secretaria de Saúde chamou a atenção a necessidade do enfrentamento de um antigo vírus, que tem atingido principalmente as crianças.

O DENV2 é um vírus da dengue que apareceu no município aracajuano no ano de 2008. Na época, as ocorrências foram altas e um surto foi registrado. Esse mesmo vírus tem acometido muitas pessoas nesse ano, segundo informações da pasta da Saúde, 50,3% dos casos diagnosticados com dengue em crianças com menos de 14 anos, apresentam reagente positivo para o vírus.

"Ele reaparece com uma agressividade maior. É realmente um vírus mais grave, e tem atacado principalmente as crianças, pois aqueles que nasceram após 2008 não tiveram esse contato e proteção", afirmou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Mesmo não apresentando risco de epidemia, a pasta tem buscado eliminar os focos e evitar que os casos notificados apresentem maior gravidade e evoluam para óbitos. No total são 143 casos confirmados.

"Não existem mortes em Aracaju, mas há um grande número de notificações. Como estamos no período de chuvas intensas, o registro é feito para qualquer quadro que se assemelha à dengue, mas não quer dizer que seja propriamente o vírus", afirmou a secretária.

Em Aracaju, o último LIRA apresentou um risco muito alto nos bairros Industrial e Santo Antônio. Foram feitas ações locais, mas as notificações continuam a aparecer.

"Estamos trabalhando para aumentar o nosso trabalho de combate à dengue. As secretarias trabalharão de forma integral, com mutirões semanais aos sábados, todas as escolas vão ter intensificação no combate ao mosquito, mas precisamos da ajuda da população", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Uma novidade lançada pela Prefeitura é a a disposição de quatro equipes trabalhando das 19h às 22h, com auxílio da Guarda Municipal, para que haja apoio e suporte necessário às visitas.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos