Ministério da Agricultura capacita profissionais veterinários em SE
Objetivo é destacar doenças que acometem os animais e suas prevenções
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 08/08/2019 08h39 - Atualizado em 08/08/2019 11h54

O Ministério da Agricultura realizou na manhã desta quinta-feira (8), em Aracaju, uma capacitação regulamentada pelo Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, voltada aos profissionais de veterinária. O objetivo foi destacar as principais doenças que atingem esses animais e ressaltar a importância de suas prevenções.

Os humanos e os equinos estão em constante aproximação, e cuidar da saúde desses mamíferos ungulados, sejam eles cavalos, póneis, asnos ou burros, é de extrema importância para as atividades que serão desempenhadas no dia a dia.

Por isso, o programa dá visibilidade a duas doenças, a Anemia Infecciosa Equína (AIE) e o Mormo. "Elas são doenças infecciosas de carácter super importante para equídeos, ou seja, em casos positivos o animal deve ser sacrificado e deve passar por medidas sanitárias para a atuação no foco", afirmou o veterinário Leandro Oliveira.

Evitá-las é o melhor caminho para manter o bem estar do animal e, ainda segundo o profissional, estudos já atestam que as doenças não afetam os humanos. "AIE não é considerada uma zoonose, é bastante parecido com o vírus da Aids, entretando não infecta seres humanos. O Mormo pode ser considerada uma zoonose ocupacional, muito perigosa para quem trabalha com laboratório ou isolamento. Em caso de sintomas respiratórios apresentados por pessoas que tiveram contato com esses animais infectados, a comunicação deve ser feita para a Secretaria de Saúde", afirmou o profissional.

O acompanhamento medico-veterinário é um importante aliado nesse combate. Leandro Oliveira ainda ressalta que, em caso de passeios ou participação em aglomerados de animais, é necessária a guia de trânsito animal, onde estará constatada a negatividade para as duas doenças. As guias de trânsito animal podem ser emitidas em uma unidade local da Emdagro.

Capacitação

O evento acontece até as 18h dentro das imediações da faculdade Pio X, na Avenida Tancredo Neves. A proposta é capacitar os profissionais veterinários através de uma obrigatoriedade da Instrução Normativa 6 de 2018, que pede a habilitação dos profissionais que pretendem colher material para mormo de equinos.

Essa capacitação, para os profissionais sergipanos, é oferecida pelo serviço veterinário oficial, que compreende o Mapa do Ministério da Agricultura, a Superintendência Federal de Agricultura em Sergipe e a Empresa De Desenvolvimento Agropecuario (Emdagro). E visa o controle, a prevenção e a vigilância epidemiológica das enfermidades que acometes esses animais.

O Ministério da Agricultura disponibiliza um canal específico  para tratar sobre o assunto no seu próprio site, na aba Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos.

Foto 1: Reprodução redes sociais

Foto 2: Ascom/ Pio X

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos