Ministério da Saúde confirma cinco casos da variante de Manaus em Sergipe
Até o momento, a Secretaria da Saúde só havia recebido notificação de um caso Cotidiano | Por F5 News 25/02/2021 09h55O Ministério da Saúde confirmou pelo menos cinco casos de infecção pela variante brasileira da covid-19, chamada P.1, em Sergipe. A nova cepa também foi confirmada em outros 16 estados. Identificada originalmente em Manaus, ela tem maior poder de transmissão, segundo estudos preliminares.
O Ministério da Saúde enviou, no começo da semana, uma nova Nota Técnica para os Estados e Distrito Federal com informações sobre as novas variantes identificadas até o momento. O documento orienta medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de Saúde estaduais, a fim de monitorar e evitar a propagação das novas variantes no país. Ainda não se sabe os efeitos das variantes no grau de eficácia da vacina.
Até o momento, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) só tinha a notificação de um caso da variante brasileira em paciente sergipano, confirmado pela Fiocruz, e em monitoramento.
O Estado também confirmou nessa quarta-feira (24) um caso da variante do Reino Unido. Até o momento, não há registro da circulação da nova cepa descoberta na África do Sul.
O monitoramento do sequenciamento genético do vírus está sendo realizado pelos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Adolfo Lutz e Instituto Evandro Chagas. O ministério informa que outros laboratórios públicos e privados também contam com análises do sequenciamento em suas linhas de pesquisa.





