Ministério da Saúde descarta 1º caso suspeito de coronavírus em SE
Outros dois casos suspeitos foram registrados no estado nesta quinta-feira Cotidiano | Por Will Rodriguez 05/03/2020 13h33 - Atualizado em 05/03/2020 13h39O Ministério da Saúde divulgou, no início da tarde desta quinta-feira (5), o resultado dos exames feitos no primeiro caso suspeito de coronavírus em Aracaju (SE), informou a Secretaria Municipal da Saúde.
O teste, realizado na Fundação Oswald Cruz – Fiocruz (RJ), deu negativo para infecção por Covid-19 na paciente de 37 anos, que estava em isolamento domiciliar. Esse primeiro caso foi notificado no dia 27 de fevereiro. A mulher tinha chegado da Itália há cerca de oito dias e apresentou sintomas compatíveis com o novo coronavírus.
Também nesta quinta-feira, as Secretarias da Saúde de Aracaju e de Sergipe confirmaram o registro de outros dois casos suspeitos da doença. Na capital sergipana, uma mulher de 28 anos, chegou da Europa com sintomas de tosse, coriza, mialgia e diarreia no começo desta semana.
Já no município de Itabaiana, no agreste sergipano, uma mulher de 25 anos que chegou dos EUA dia 28/02, deu entrada no Hospital Regional, apresentando febre, tosse, dificuldade de respirar, cefaleia, coriza e mialgia.
De acordo com a SES, foram realizadas as coletas de amostras respiratórias para pesquisa de vírus respiratórios e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). As duas mulheres encontram-se em isolamento domiciliar com quadro clínico estável.
Em Aracaju, a notificação sobre a chegada de pessoas que estiveram em locais de transmissão do vírus e que apresentam sintomas pode ser feita através da Vigilância Epidemiológica da SMS, que irá monitorar e orientar essas pessoas sobre como proceder. É possível entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde através dos telefones 3711-5062/5048 ou ainda através do 9 8107-5020.





