Ministério da Saúde deve enviar 19 mil doses da vacina de Oxford para Sergipe
Desembarque do imunizante deve ocorrer na madrugada deste domingo em Aracaju Cotidiano | Por F5 News 23/01/2021 17h49 - Atualizado em 24/01/2021 10h17O estado de Sergipe deverá receber 19 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A informação consta na planilha distribuída pelo Ministério da Saúde com a programação de entrega dos carregamentos do imunizante aos estados, que começou neste sábado (23).
As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde sábado (16), mas tiveram atraso no envio por questões diplomáticas com a Índia. A previsão do Ministério da Saúde é que a remessa desembarque no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, à 00h05 deste domingo (23), em dois volumes.A Secretaria de Estado da Saúde (SES) não detalhou o plano de distribuição das doses de vacina da Oxford para os municípios sergipanos até a publicação desta notícia.
A Fiocruz tem recomendado que a vacina de Oxford/AstraZeneca seja aplicada em dose única inicialmente, e não em duas como sugere o fabricante, já que a segunda dose pode ser dada em até três meses. A intenção é que se tenha mais imunizantes para vacinar um maior número de pessoas. O Ministério da Saúde, por outro lado, considera que a imunização deve seguir o que preconiza a Oxford/AstraZeneca.
Com o atraso no envio dos insumos da China, a Fiocruz adiou de fevereiro para março a previsão de entrega das primeiras doses da vacina Oxford/AstraZeneca que serão produzidas no Brasil.





