Ministério Público Estadual investiga a Associação Luz do Sol
Cotidiano 23/04/2012 16h58Por Fernanda Araujo
A Promotoria do 3º Setor está investigando a Associação Luz do Sol, para saber a finalidade dos trabalhos que são desenvolvido nos municípios de Aracaju, Socorro e Nossa Senhora da Glória. Sob uma denúncia levada ao Ministério Público Estadual, a promotora Ana Paula Meneses, informou que há uma necessidade de controle dessa e de outras entidades, pelo fato de haver muitos repasses do governo.
A associação está há quase 20 anos realizando trabalhos sociais, com idosos, crianças, deficientes físicos e 180 pessoas com transtorno mental do alto sertão sergipano e nas comunidades carentes, através de atividades que envolvem a saúde psiquiátrica e a área cultural, como teatro, dança e artesanatos, com repasses da Secretaria do Estado da Cultura (Secult).
Para viabilizar essas atividades a presidente da associação, Sheila de Jesus Cordeiro, afirma que a entidade possui contratos de prestação de serviço com a Secretaria do Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Socorro, além disso, um convênio com a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju para realizar trabalhos em Glória.
“Quando uma entidade começa a crescer a gente precisa aumentar a fiscalização”, justifica a promotora. Com sede no município de Glória, a associação possui 300 filiados que recebem os trabalhos sociais, mas que estão livres para querer ou não contribuir financeiramente. A promotora aponta que vai pedir que os promotores de Glória e Socorro acompanhem o caso.
Na possibilidade de haver um termo de ajustamento de conduta, a Promotoria de Justiça solicita os pareceres parciais sobre a execução do convênio com o Município de n⁰ 03/2010, informando o valor pago, as atividades elaboradas e o plano de trabalho.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
