Missa do Cangaço ocorre online pela primeira vez devido à pandemia
Há mais de 20 anos, celebração lembra morte de lampião e seu bando na Grota do Angico Cotidiano | Por F5 News 28/07/2020 09h20Uma tradição com mais de duas décadas, a Missa do Cangaço será realizada pela primeira vez de forma virtual. Por causa da pandemia de covid-19, a celebração em memória da morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove companheiros ocorre nesta terça-feira (28), no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, com transmissão online pelas redes sociais do Museu (@museudagentesergipana_oficial) e do Instituto Banese (Youtube), a partir das 17h.
Essa é a 23º edição do ato religioso que tradicionalmente acontece na Grota do Angico, no município sergipano de Poço Redondo. Celebrada pelo Padre Mário César de Souza, a missa deste ano contará com a participação do Quinteto de Cordas e Percussão da Orquestra Jovem de Sergipe e do Grupo de Xaxado "Na Pisada de Lampião".
A Missa do Cangaço é uma realização da OSCIP Sociedade do Cangaço (@lampiao_mariabonita_), através de Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita.
A atividade religiosa relembra o dia 28 de julho de 1938. Enquanto descansavam, os cangaceiros, que já vinham sendo monitorados, foram cercados por grupos rivais, tiveram as cabeças cortadas e fotografadas na cidade alagoana de Piranhas. Essas imagens foram expostas em diversas cidades do Nordeste, a exemplo de Aracaju, Maceió e Salvador.
A história mostra ainda que o Rei do Cangaço, apesar das atrocidades que promoveu na primeira metade do século passado, é apresentado por muitos nordestinos como ícone da resistência dos sertanejos brasileiros. Muitos críticos questionam essa referência positiva, mas impossível não destacar que ainda hoje Lampião chama a atenção e consegue reunir milhares de admiradores.





