Missas nos cemitérios em Aracaju são suspensas devido à pandemia
CNBB sugere plantio de árvore em homenagem ao ente querido, em vez de ir a cemitério Cotidiano | Por F5 News 02/11/2020 11h35A pandemia do novo coronavírus tem causado diversas mudanças na vida cotidiana, inclusive nas comemorações do Dia do Finados, ocasião onde é registrada a presença intensa de pessoas nos cemitérios. Por causa da covid-19, as missas nos cemitérios nesta segunda (2) foram suspensas em Aracaju. Em comunicado, o arcebispo da capital, Dom João José Costa, suspendeu as celebrações, de forma excepcional para este ano.
No entanto, segundo a Arquidiocese, continuam as celebrações nas igrejas com os mesmos cuidados sanitários que vêm sendo observados, atendendo aos protocolos das autoridades de saúde de Sergipe.
“Excepcionalmente neste ano, não são convenientes celebrações das santas missas nos cemitérios no Dia de Finados. Avivo aos sacerdotes, entretanto, que não se eximam de que, naquela data litúrgica, nas igrejas matrizes e nas capelas que não estejam integradas aos cemitérios, haja fácil oportunidade de participação dos fiéis pela quantidade apropriada de celebrações eucarísticas, de acordo com a demanda pastoral de cada realidade”, informou.
No sábado (31), as áreas externas e internas dos cemitérios públicos municipais de Aracaju passaram por desinfecção intensificada, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), com o objetivo de diminuir, nestes espaços, a possibilidade de contágio do novo coronavírus entre as pessoas que costumam visitar os túmulos de seus entes queridos. Hoje no período da manhã, o fluxo em alguns cemitérios particulares tem sido pequeno. No São João Batista, público, alguns visitantes chegaram cedo e formaram fila separada aguardando a abertura dos portões que estava prevista para as 7h; na entrada, receberam álcool gel borrifado nas mãos. Na entrada, uma divisória foi colocada, totens com álcool e uma pia para lavagem das mãos foram disponibilizados.
Em função da pandemia, as autoridades de Saúde por todo o país têm reforçado a necessidade de cuidados especiais, inclusive para o caso de haver celebrações nesses ambientes. As homenagens nos cemitérios deverão obedecer às legislações municipais e estaduais, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras, alertas contra aglomerações e medição de temperatura no acesso aos espaços públicos.
Além disso, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estimula uma campanha para se evitar aglomeração em cemitérios. A proposta é que as pessoas plantem uma árvore como homenagem ao ente falecido e também como forma de cuidar do meio ambiente. Dentro da campanha, a entidade pede que as pessoas tirem uma foto e publiquem no Instagram com a hashtag #CuidarDaSaudade. As imagens vão para o site da CNBB.
*Com informações da Agência Brasil





