Modelo de planos para redução da criminalidade será tema de seminário
Cotidiano 12/12/2012 17h12

Por Fernanda Araujo

A prevenção de violência e a gestão integrada, promoção da segurança, planejamento e execução das políticas de redução da criminalidade em Sergipe são os objetivos do Seminário Novos Rumos nas Políticas de Segurança, que acontecerá nesta quinta-feira (13).

O seminário será realizado das 9h30 às 18h30 no auditório da Caixa de Assistência ao Advogado (Caase/OAB), ao lado da Praça Camerino, bairro São José. Está sendo promovido pelo Núcleo de Análise e Proposição de Políticas Públicas em Segurança e Cidadania (NAPSEC) em conjunto com o Comitê Estadual de Desarmamento (Desarme), a Secretaria de Inclusão e Direitos Humanos (Seides) e a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe.

Serão apresentados um novo modelo de Gabinete de Gestão Integrada e compatibilização de áreas, o projeto de prevenção de violência “Mulheres e Jovens de Ará” – executado pela Seides e SSP – e o Relatório de Atividades do Comitê Sergipano pelo Desarmamento e a Favor da Vida.

Além disso, mesas temáticas também serão abordadas por três profissionais de segurança pública: Pedro Paulo Bicalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional de Segurança Pública; Cátia Simone Gonçalves, da Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça, e Cláudia Pereira Brígido, da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais. Eles discutirão temas como a Cultura do Medo, Cultura de Paz e garantia de Direitos nas Políticas Públicas de Segurança; Governança e Políticas Públicas e Segurança com Cidadania e A Política de Integração do Sistema de Defesa Social em Minas Gerais: desafios e perspectivas.

O objetivo, segundo a coordenadora do Napsec, Abigail Santos, é colher resultados positivos no país que possam ser implementados em Sergipe. “Em Minas Gerais a implantação do projeto Pacto pela Vida é referência nacional. Estamos seguindo os bons exemplos para capitanear as melhores experiências, dialogar e observar de que forma a gente pode implementar esse novo modelo de governança”, explica.

Para ela, esse novo modelo é uma quebra de paradigmas que unirá a Secretaria de Segurança Pública com outras áreas da saúde, infraestrutura e educação, para, de fato, qualificar a segurança e reduzir a violência. “Muitas vezes as pessoas pensam que a Secretaria só tem olhar repressor, e na realidade, a gente entende que segurança pública depende de muitas variáveis. Vamos dialogar com vários pares da sociedade que fazem parte desse cenário, para a gente efetivamente ter uma gestão respaldada e segura. Para que a gente não fique como modelo de São Paulo, enxugando gelo. Só prende, mas na realidade o problema se propaga”, afirma.

Foto: divulgação

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos