Moradores de invasão cobram promessas da Prefeitura
Cotidiano 25/10/2012 12h00

Por Elisângela Valença

Moradores da invasão Recanto dos Manguezais fizeram um protesto na manhã de hoje, 25. Eles cobram o cumprimento das promessas feitas pela Prefeitura de Aracaju. Segundo moradores, de 2009 para cá, entre as promessas estava a de que as famílias seriam transferidas para o conjunto 17 de Março, na zona de expansão de Aracaju, e a de que os moradores receberiam auxílio-moradia até um encaminhamento definitivo.

As cobranças pela retirada destas famílias do local ganharam força depois que o professor e sanitarista Fernando Leite fez um levantamento da saúde da comunidade, através de exames laboratoriais. Ficou constatado que 67,3% dos moradores estão gravemente infectados com parasitas. Mais de 70% das crianças e adolescentes da comunidade apresentou um quadro de doenças como esquitossomose, ancilostomíase, tricuríase ascaridíase, amebíase, entre outras.

A invasão Recanto dos Manguezais existe há doze anos e abriga mais de duzentas família que vivem em condições subumanas. “A gente divide o espaço com ratos, baratas, cobras. Não tem saneamento básico e a situação piora a cada dia”, disse Gilmar Pereira Ramalho, morador da invasão há cinco anos e membro de sua associação de moradores. “É criança brincando em esgoto aberto, sujeira para todo lado. Como não temos para onde ir, vivemos como bichos”, disse Genicelmo Santana Oliveira, que mora na invasão há 10 anos.

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) foi contatacda mas, até o fim da manhã, não havia dado retorno com informações relativas à posição da Prefeitura de Aracaju em relação ao caso.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos