Moradores do bairro Coroa do Meio vivem em meio ao lamaçal
Mesmo considerada uma zona nobre, local ainda conta com déficit na infraestrutura
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 29/06/2018 07h00

Embora considerado um dos pontos nobres da capital sergipana, algumas ruas do bairro Coroa do Meio, na zona Sul de Aracaju, sofrem com a falta de pavimentação. São esgotos a céu aberto, muitos buracos e, em épocas de chuva, diversas "piscinas" nas ruas. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) promete início de obras nos bairros Coroa do Meio e Atalaia nos próximos dias.

Mesmo que esteja localizado nas imediações do principal ponto turístico da cidade, a Orla de Atalaia, os moradores se sentem esquecidos pelo poder público, com ruas que não oferecem as mínimas condições para o tráfego até mesmo de pedestres.

“Fui o primeiro a morar aqui, posso dizer que fui o fundador da rua e há 17 anos enfrento essa situação degradante. Tem um esgoto a céu aberto na porta da minha casa, mesmo assim me cobram taxa de esgoto”, disse o funcionário público Gilvan Santos.

Ele afirma que tem que por o pé na lama literalmente para levar sua esposa até o ponto de ônibus, porque o local é muito perigoso. “Com as chuvas a situação é ainda pior. Temos uma piscina ali, que chamamos de ‘piscinão Edvaldo Nogueira’, ninguém passa, é uma humilhação o que enfrentamos”, afirma Gilvan.

São diversas as ruas com falta de infraestrutura adequada. Em um breve levantamento a equipe de reportagem do F5 News apurou que as ruas Josué de Carvalho Cunha, Poeta José Salles de Campos, Gilberto Vieira, Construtor Genival Marciel, além da continuação da avenida Oceânica, enfrentam problemas estruturais.

As ruas que dão acesso a uma das mais tradicionais boates sergipanas, o Suburbia, vive  situação similar, o lamaçal com essa época de chuva complica o trânsito na área. Realidade vivida por Neide Bonfim, moradora do bairro há 15 anos. Segundo ela, até abaixo-assinado foi realizado, mas nada foi feito por parte da prefeitura.

[GALERIA][/GALERIA]

“Fomos na prefeitura e nos informaram que está pavimentada, levamos assinaturas de diversas pessoas, soubemos que tem uma obra para ser iniciada, mas até agora nada. Quando chove ninguém sai de casa. Nem falo da sujeira, que é constante; na chuva, lama; no seco, a poeira, é difícil”, afirma a moradora da rua Poeta Salles de Campos.

Segundo a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), as obras de infraestrutura da Coroa do Meio estavam paralisadas desde a gestão anterior. Já foi concluído o processo licitatório para realização das obras e, nos próximos dias, o prefeito Edvaldo Nogueira vai dar a ordem de serviço para a complementação da pavimentação e drenagem nos bairros Coroa do Meio e Atalaia.

Além disso, a empresa afirma que será feita limpeza da rede de drenagem, sendo executados os serviços de terraplenagem, implantação de drenagem, execução de canal e pavimentação asfáltica de 16 vias na região. Será construído um canal de 2,1 km e pavimentação asfáltica de 11,5 km de ruas. Nas obras serão investidos, pela Prefeitura de Aracaju, pouco mais de R$ 20 milhões.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos