Moradores protestam contra insegurança e problemas no transporte no Robalo
Rodovia dos Naufrágos foi interditada como forma de chamar atenção das autoridades Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 06/05/2019 08h46 - Atualizado em 07/05/2019 11h12Moradores da Zona de Expansão de Aracaju realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (6) cobrando melhorias nos transportes e na infraestrutura na região da Rodovia dos Naufrágos, no Robalo.
A manifestação teve início nas primeiras horas desta manhã e incluiu pneus queimados e muitas palavras de ordem contra a Prefeitura de Aracaju e a Polícia Militar de Sergipe.
Os moradores afirmam que falta segurança e saneamento básico no local. De acordo com eles, quando chove se sujam de lama porque os ônibus não entram na área. Alegam também ser necessário um posto policial mais próximo, pois uma onda de assaltos tem acontecido.
"Estamos jogados ao léu, estamos sendo assaltados todos os dias, os ônibus não transitam. Sem falar na falta de saneamento básico e iluminação. É complicado", afirmou a moradora Marta em entrevista à TV Atalaia.
"Esse é só o começo, o senhor falou que iria nos olhar, assinou um termo de compromisso e agora acha que a Zona de Expansão é aquela que dá acesso aos ricos?", disse a moradora Elenilde em entrevista. Ela estava a caminho do trabalho, mas decidiu se unir ao protesto nessa manhã.
Já a Prefeitura de Aracaju, por meio de sua assessoria, informou que tem se empenhado, desde o início da atual gestão, em realizar melhorias, sobretudo na infraestrutura, em todas as regiões da capital. Na Zona de Expansão não é diferente, a exemplo do povoado Robalo. No entanto, para realizar determinadas ações é necessário alguns elementos que não dependem da administração municipal.
Com relação aos buracos nas vias,como a região não possui esgotamento sanitário implantado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o Governo Federal não tem aprovado a liberação de recursos. Enquanto não é possível realizar as obras definitivas, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) vai programar ações paliativas de patrolamento no Povoado Guaxuma para melhorar os acessos das vias.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) não reconhece as alegações de alguns moradores do Robalo, e garante que as três equipes de saúde da família da UBS Sta Terezinha estão completas. Sobre a equipe que atende diretamente o povoado, o médico responsável realiza, no mínimo, cerca de 100 atendimentos semanais, e raramente falta aos dias de trabalho.
A SMS reforça ainda que todos os atendimentos podem ser comprovados através dos registros no sistema do prontuário eletrônico dos pacientes.
Sobre o transporte público, a Prefeitura ressalta que há quatro linhas que realizam o itinerário na localidade, ainda assim, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT),a gestão afirma que fará uma análise dos horários e itinerários das linhas, frisando, ainda, que as linhas estão atendendo a região normalmente.
São elas:
501 – Povoado São José/Zona Sul
Periodicidade: a cada uma hora (média)
600-1 – Circular Praias 01
Periodicidade: a cada 20 minutos (média)
600-2 – Circular Praias 02
Periodicidade: a cada 25 minutos (média)
717 – Mosqueiro/Centro
Periodicidade: cumpre o itinerário seis vezes por dia
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos