Moradores realizam protesto contra obras em lagoa do Jabotiana
Companhia de Saneamento afirmou estar coberta por todas as licenças ambientais Cotidiano | Por Saullo Hipolito 19/07/2019 13h49 - Atualizado em 20/07/2019 10h38Na manhã desta sexta-feira (19), moradores do conjunto Santa Lúcia, em Aracaju, realizaram mais um protesto contra as obras que vêm sendo conduzidas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) na lagoa doce do bairro Jabotiana. Segundo os moradores, as inundações nesse período de chuva podem ter sido causadas pelo aterramento já realizado, pois o local serve como escoadouro da água.
Não é de hoje que os moradores reclamam da construção da Estação de Tratamento de Efluentes feita pela Deso. Segundo Karina Drumond, que representa os moradores nessa manifestação, um processo já corre na esfera federal, enviado pelo Ministério Público Federal, mas não há previsão para conclusão. A Deso informou que ainda não foi notificada.
O protesto teve início por volta das sete horas, com duração de quase duas horas e meia, em um dos trechos de acesso ao bairro. Segundo os organizadores, o objetivo era que o ato acontecesse no horário de maior movimento durante a manhã.
"O aterro da lagoa não deveria ter sido feito, pois é um local de acomodação do rio e também ela faz uma lagoa de estabilização sobre a macro-drenagem do bairro Jabotiana", afirmou Karina.
A Deso ainda informou, através da sua comunicação, que tem todas as licenças ambientais (federal, estadual e municipal) e não vai se pronunciar sobre o protesto dessa manhã.As lideranças da região informaram que o governador Belivaldo Chagas vai marcar uma reunião nos próximos dias para discutir o assunto. "Ele tem que compreender que essa região é importante para não acontecer problemas como as enchentes dos últimos dias", disse a representante dos moradores.
Uma assembleia será realizada na próxima segunda-feira (22) às 19h, na frente da Associação do Santa Lúcia, para definição dos próximos passos a serem tomados. Uma nova manifestação não está descartada. A Deso também informou que, caso seja notificada e convidada pelo governador, se fará presente na reunião.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos