Morre aos 78 anos Dom Mário, bispo emérito de Propriá
O sacerdote estava internado há oito dias em Aracaju, com infecção em uma perna
Cotidiano | Por Aline Aragão 03/06/2020 18h01 - Atualizado em 03/06/2020 19h08

Faleceu na tarde desta quarta-feira (3), por complicações respiratórias, em um hospital particular de Aracaju (SE), o Bispo Emérito da Diocese de Propriá, Dom Mario Rino Sivieri, aos 78 anos. Ele era diabético e estava internado desde o dia 27 de maio, por causa de uma infecção cutanêa em uma perna, conhecida como erisipela.

Dom Mário era italiano, nascido na Castelmassa em 15 de abril de 1942, mas foi em Sergipe que consolidou sua missão religiosa. Ordenou 32 padres, entre eles o bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes, e o arcebispo de Aracaju, Dom João Costa.

Com a aposentadoria, deixou Propriá, depois de 21 anos de atuação na Diocese, para morar em Lagarto, município onde exerceu seu ministério sacerdotal durante quase 30 anos e onde também fundou a Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica para recuperação de dependentes químicos e a reinserção deles na sociedade.

De acordo com Roberto Camargo, coordenador Regional da Fazenda da Esperança, a situação do bispo se agravou nessa segunda-feira (1º), quando passou a sentir fortes dores na perna, o que o fez ser submetido a uma ultrassonografia e ter parte de sua medicação trocada pela equipe médica, além de ser encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na terça-feira (2), o coordenador enviou um áudio aos acolhidos da Fazenda Esperança, no qual falava sobre o agravamento no quadro clínico e pediu que todos intensificassem as orações. “Ele não está conseguindo relaxar, não está conseguindo dormir. Também tem a perda de apetite pela dor que é constante... dizer para vocês, para a gente intensificar a oração, intensificar sempre o amor mútuo entre nós, que é esse amor que depois chega para que aconteça o extraordinário, que é o que Deus faz”, disse.

No mesmo áudio, Roberto Camargo revelou uma curiosidade dos últimos dias do bispo, disse que quando a dor vinha, muito forte, Dom Mário levantava a perna e cantava em italiano. "É realmente lindo de você perceber esse abraço à cruz de uma maneira como uma visita”, diz o coordenador.

O sepultamento está previsto para acontecer na Catedral de Propriá, em horário ainda a ser definido.

*Editada para acréscimo de informações. 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares