Mortes por covid-19 dobram a cada 10,5 dias em Sergipe, aponta Observatório
Estado tem o terceiro menor tempo de duplicação do número de óbitos em todo país Cotidiano | Por F5 News 03/07/2020 11h30O número de óbitos de pacientes infectados pelo novo coronavírus dobram, em média, a cada 10,5 dias em Sergipe. É o que aponta uma análise do boletim elaborado pelo Observatório de Sergipe, grupo vinculado ao Governo do Estado que acompanha a dinâmica da pandemia.
Conforme o boletim mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sergipe tem 26.602 casos confirmados de covid-19 e 725 óbitos. Em uma semana, o estado subiu três posições no ranking nacional e agora ocupa a 12ª colocação entre os com maiores taxas de mortalidade.
O documento aponta também que Sergipe ocupa a terceira posição entre os estados com menores tempos de duplicação do número de mortes por Covid-19, ficando atrás apenas do Mato Grosso e do Pará. O Observatório salienta que “quanto mais baixo é o tempo que as mortes levam para dobrar, mais letal é a pandemia no estado”.
Embora correspondam a cerca de 12% do total de infectados no estado, os idosos representam 65% das vítimas fatais da covid-19 em Sergipe. Isso porque, segundo o infectologista Marco Aurélio Góis, a existência de outras doenças associadas pode agravar o quadro desses pacientes.
“Se avaliamos os casos de idosos por faixa etária, temos uma taxa de letalidade de 21,6% entre os pacientes com idade entre 60 e 69; de 22% para aqueles que estão na casa dos 70; e de 22,3% em pessoas a partir dos 80 anos”, detalha o diretor de Vigilância em Saúde da SES.
A taxa média de crescimento da doença no estado também avançou 12 posições na última semana e, atualmente, Sergipe é o oitavo estado onde o coronavírus mais se prolifera do país. “Sergipe levou 34 dias para atingir o caso 50º (16/04). Em uma semana houve um aumento de 27% no número de casos confirmados”, aponta o Boletim, ressaltando que parte dessa expansão se deve a liberação de exames que estavam represados.





