Movimentos civis planejam mobilizações contra vereadores de Aracaju
Emenda ao PD do Índice 3 de ocupação do solo foi rejeitado Cotidiano 17/08/2012 16h07Por Sílvio Oliveira
O Movimento Participe.Aju e o Fórum em Defesa da Grande Aracaju prometem realizar uma série de mobilizações em protesto ao posicionamento dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Aracaju, que votaram contra uma emenda à Lei Orgânica, que garantiria o índice 3 de ocupação do solo urbano da capital sergipana.
Na segunda-feira (20), representantes de entidades ligada ao movimento como a Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SE), Sociedade Semear, além de demais representatividades irão se reunir para definir em conjunto a séria de mobilizações.
O presidente do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Firmo, antecipou a pauta da reunião e disse que, nos próximos dias, haverá um ato de mudança do painel instalado em frente da Câmara de Vereadores, tornando público os vereadores que votaram contra o Projeto de Lei, bem como programarão uma lavagem simbólica de protesto da escadaria do prédio público. “É um retrocesso ao desenvolvimento e impede que a cidade cresça de forma sustentável”, avaliou.
Abelardo Luiz Mota, do Participe.Aju, classificou a votação como uma perpetuação aos interesses das construtoras. “Os vereadores não tiveram argumentos convincentes para votarem contra, que tivesse respaldo jurídico e técnico de que o limite de índice 3 dificultava a moradia popular”, ressaltou.
A votação aconteceu na tarde da última quinta-feira (16). Quatro vereadores – Bertulino Menezes (PSB), Emerson Ferreira (PT), Moritos Matos (PDT) Nitinho Vitale (DEM) – votaram a favor do índice 3 de ocupação e 13 vereadores votaram contra.
Foto: Sílvio Oliveira

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
