MP diz que acompanha problemas na estrutura da ponte da Coroa do Meio
Fotos com rachaduras repercutiram nas redes sociais e vistoria foi realizada Cotidiano 21/02/2020 08h49 - Atualizado em 21/02/2020 12h26O Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo, está acompanhando os problemas em relação à estrutura da Ponte Godofredo Diniz, que liga o Bairro Jardins ao Bairro Coroa do Meio, em Aracaju.
Segundo o promotor de Justiça Eduardo Matos, em 2019, o MP abriu um procedimento (nº 051801029) para apurar tais problemas. “A Emurb determinou que fosse feito um estudo e a Defesa Civil fez um levantamento. Foi contratada uma empresa para fazer o teste de carga, que comprovou que a ponte está segura e possui capacidade técnica para receber todo o peso para que foi projetada”, afirmou.
Ainda de acordo com Eduardo Matos, o estudo apontou que há algumas patologias que precisam ser corrigidas, como a exposição de ferro ou equipamentos que precisam ser trocados, para não comprometer a estrutura da ponte.
“O MP oficiou a Emurb para saber qual o cronograma do tratamento dessas patologias. Oficiou, também, o secretário de Infraestrutura de Aracaju para informar quais as providências estão sendo tomadas e se as patologias já foram tratadas. A população precisa de uma resposta para que possa ter tranquilidade e segurança ao trafegar pela ponte”, frisou o promotor de Justiça.
*Nota de esclarecimento da Emurb*
A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) assegura que a ponte Godofredo Diniz está com sua estrutura íntegra, sem risco iminente, e sem comprometimento da resistência e dinâmica deste equipamento de interligação urbana. Para chegar a essa constatação, o órgão baseia-se em laudo produzido, há poucos meses, pela empresa Laboratório de Sistemas Estruturais, uma das poucas do país especialista em análise estrutural de pontes.
A empresa contratada pela Emurb realizou testes de resistência, análises das condições estáticas e atestou as condições favoráveis ao tráfego de veículos. O laudo apontou tão somente fissuras devido à ação do tempo e algumas patologias. Além disso, o CREA Sergipe emitiu nota técnica esclarecendo que após a vistoria realizada na ponte e análise dos laudos contratados pela Emurb, constatou que não há nenhum indício de risco iminente de colapso da estrutura. Para corrigir esses problemas, a Emurb está solicitando orçamentos de empresas especializadas para executar essas obras, que serão realizadas em etapas distintas. Todas as informações que forem solicitadas pelo Ministério Público de Sergipe serão prontamente encaminhadas.
Fonte: Ministério Público de Sergipe
*Atualizada para acréscimo de informações

