MP reabre audiência sobre biópsia estereotáxica
Estado tem prazo de 20 dias para contratar prestadores de serviço Cotidiano 17/08/2011 18h01Na manhã desta quarta (17) foi aberta uma audiência pública na sala de Audiências da Promotoria dos Direitos à Saúde, sob a delegação da promotora de Justiça Euza Missano. A audiência retomou a questão da última audiência realizada no dia 5 de agosto sobre a falta da disponibilização do exame de biópsia estereotáxica acoplado ao aparelho de mamografia e inclusive a fila de espera de pacientes que precisam realizar exames oncológicos e de mamografia nos hospitais, pela falta de especialistas.
Segundo o termo de audiência, a Coordenação de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) recebeu muitas solicitações para a realização da biópsia estereotáxica de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pelos mastologistas. Os pacientes, entretanto, são informados que o serviço é ofertado pelo Município. Transformando assim em uma vasta lista de espera pelo exame.
O município de Aracaju informa que não há controle de lista de espera para a realização de cirurgias oncológicas no município peloNúcleo de Controle Auditoria Avaliação e Regulação (NUCAAR). Após diagnóstico da doença, o médico prepara a sua agenda e somente encaminha ao NUCAAR quando consegue agendar a cirurgia do paciente, emitindo a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) ao NUCAAR, tendo um prazo de 15 dias para a licença cirúrgica.
Em audiência foi declarada à existência de quatro prestadores para executar o serviço se o Município de Aracaju e o Estado disponibilizarem o aparelho, como as clínicas Santa Sofia, Master Day, Imama e Climagem. Onde o preço para ser realizado o serviço médico particular é, em média, R$ 800,00.
O doutor Virgílio Fernandes denuncia que algumas clínicas estão cobrando um preço maior sob a alegação da realização de mamografia digital, mas que na verdade a captura não é digital, somente a imagem é digitalizada. Ele completa que médicos não habilitados para o serviço estão entregando laudos médicos aos pacientes. E por isso há a necessidade de fiscalização.
No termo, o doutor Carlos Anselmo Lima informou que o câncer de mama tem aparecido em grande incidência na população sergipana, sendo assim, cresce o número de casos por mortalidade. Por esta razão, a diminuição dessa estatística só será eficaz com a detecção precoce, a qual é realizada através da mamografia de alta definição para a identificação de lesões não palpáveis, ou seja, a biópsia estereotáxica.
De acordo com o Doutor Virgílio Fernandes, a biópsia acoplada ao mamógrafo custa em torno de 70 mil dólares, convertendo para a moeda brasileira, fica aproximadamente 111 mil reais. Ele declara que este valor é irrisório se comparado ao benefício que o exame causa.
Conforme o termo, a Vigilância Sanitária e o Estado por meio da Coordenação do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) não apresentaram a relação nominativa dos prestadores contratados para a realização de mamografia, requisitado pelo Ministério Público (MP) em última audiência pública, dia 5. O MP solicitou a urgência da relação proferida para ser encaminhado ao Conselho Regional de Medicina (CRM).
Prazo
Um prazo de 20 dias foi solicitado ao Município e ao Estado para a manifestação da possibilidade de contratação de prestadores do serviço.
Em relação ao controle de pacientes, o município se comprometeu em formar o registro dos pacientes em lista de espera para as cirurgias oncológicas, com todos os médicos contratados, informando a lista de pacientes em agenda, no prazo de 30 dias. Já o encaminhamento pelo Município do expediente a todos os especialistas oncológicos para a entrada de novos pacientes no sistema, após identificação de necessidade de tratamento, para que seja imediatamente comunicada ao NUCAAR, sem a necessidade da emissão da AIH, com agendamento imediato para a cirurgia, vence em 15 dias. Uma nova audiência foi designada para o dia 8 de setembro a partir das 9h.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos