MP realiza curso de capacitação Persecução Penal no crime de Homicídio
Cotidiano 12/06/2012 20h27Por Adriana Meneses
Desde a tarde dessa segunda-feira (11), a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e com a Coordenação da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, realizam o primeiro módulo do Curso de Capacitação em Persecução Penal do Crime de Homicídio, desenvolvido para membros do magistratura, defensores públicos, delegados de polícia, policiais civis e militares, além de peritos criminais.
De acordo com o coordenador de ensino da ESMP, promotor de Justiça Newton Silveira Dias (foto), o curso é, acima de tudo, uma estratégia nacional que tem como objetivo integrar o trabalho do Ministério Público, das Polícias Militar e Civil, no que se refere à investigação do crime de homicídio e suas elucidação. “Trabalhamos com metas e, nesse caso, precisamos aprimorar os serviços e viabilizar maior resolução nos crimes de homicídio que acontecem no nosso estado. Precisamos buscar novas estratégias para que acusados de crimes envolvendo homicídios possam ser julgados como manda a lei”, observou.
Ainda de acordo com Newton, os números de elucidações de homicídios poderiam ser maiores se a perícia fizesse um trabalho mais apurado desde os primeiros minutos da ocorrência. “A pericia é um fator primordial para a elucidação de crimes, não adianta a sociedade imaginar que existe uma impunidade geral, que a Justiça solta, porque se isso acontece é porque o vício, o problema surgiu lá atrás, no momento em que o crime foi praticado e não houve uma perícia capaz de determinar o rumo da investigação de maneira mais clara. É importante frisar que não podemos depender apenas de testemunhos de vizinhos, sempre muito pouco exatos, salientou.
Sergipe é o segundo estado brasileiro a oferecer o Curso de Capacitação em Persecução Penal do Crime de Homicídio para os órgãos envolvidos.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
