MPE defende transparência e controle social
Cotidiano 06/02/2012 15h55Por Eliene Andrade
A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), ocorrida na manhã desta segunda-feira (6), no auditório do Ministério Público de Sergipe (MPE), reuniu promotores de Justiça e procuradores do Estado. A reunião teve como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.
Durante o encontro, promotores e procuradores tiveram a oportunidade de conhecer os resultados dos trabalhos da Consocial nos municípios e ao mesmo tempo se engajar na realização da Conferência Estadual. Para dar maiores detalhes sobre o “Programa Especial”, o evento contou com a presença do Procurador Geral de Justiça, Orlando Rochadel Moreira, que falou sobre a importância da imprensa nas divulgações das ações do Ministério Público na Consocial.
O órgão é integrante da Comissão Organizadora Estadual (COE), e contou ainda com a presença do Secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Adinelson Alves, que falou sobre a contextualização e balanço da Consocial/SE e Institucionalização do Controle Social.
Ainda na ocasião, cartilhas explicativas sobre o programa foram distribuídas para os presentes.
Entenda o que é a Consocial
A Conferência sobre Transparência e Controle Social é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa sobre o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. A 1º Conferência é um marco histórico da Administração Pública Brasileira que está sendo convocada e realizada em três etapas distintas – municipal, estadual e nacional.
Todas as etapas realizadas através de Conferências Municipais/Regionais e Estaduais, são preparatórias para a Conferência Nacional. As Municipais, organizadas por uma Comissão Municipal (Comu), composta por representantes da Prefeitura, da sociedade civil e dos conselhos de controle de políticas públicas, encaminham propostas e elegem delegados para a Estadual.
As Estaduais, organizadas pela Comissão Organizadora Estadual – COE, da qual o MP faz parte, é composta por representantes do governo, da sociedade civil e conselhos de controle de políticas públicas, encaminham propostas e elegem delegados para a Etapa Nacional.
Em Sergipe, como forma de contribuir para ampliar os espaços de debates democráticos pela sociedade, o Governador Marcelo Déda convocou a 1ª Consocial da história do Estado, conforme Decreto nº 27.849/2011, que será realizada em março de 2012.
A Conferência Nacional recebe as propostas das anteriores, analisa as principais questões levantadas, vistas como essenciais para iniciar os diálogos sobre Transparência e Controle Social e para apoiar a construção de diretrizes / propostas que irão pautar a elaboração de um Plano Nacional e a construção de uma agenda positiva de prevenção da corrupção nas entidades públicas e privadas, bem como no combate à impunidade dos agentes que se apropriam de recursos públicos.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos